Blog |
voltar

7 Indicações para realizar o exame de Ultrassom

Para cuidar da saúde é fundamental ir ao médico regularmente, pois essa atitude pode evitar uma série de problemas. Porém, isso é apenas o primeiro passo. A realização de exames periódicos, como a ultrassonografia, também é essencial para realizar diagnósticos, evitar complicações, descartar alguma suspeita ou confirmá-la e tratá-la.

A evolução dos equipamentos de ultrassom permite a visualização de alterações ainda no começa e possibilita o tratamento precoce. O exame de ultrassom tem diferentes vantagens como baixo custo, não emitir radiação, não usar contraste, ser prático e simples.

Exame de Ultrassom

Como funciona

A ultrassonografia (USG), também conhecida como ultrassom ou ecografia, é um exame realizado por um transdutor que emite ondas de som por meio do contato com o corpo humano e cria uma imagem do local examinado.

O ultrassom não emite radiação e, por isso, é recomendável para gestantes e crianças. É um método versátil, prático, sem efeitos colaterais e permite diagnóstico instantâneo através de imagens nítidas e detalhadas.

A ultrassonografia é muito conhecido por sua função de revelar o sexo do bebê e também realizar o acompanhamento gestacional. No entanto, a ultrassonografia também é importante para avaliar outras situações e regiões do corpo.

Com este exame é possível visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo, devido às variações de seus componentes e densidades nas estruturas. O fluxo sanguíneo também poder ser observado quando o exame é feito com Doppler.

Conheça 7 indicações em que o Ultrassom tem papel fundamental:

Abdômen

O ultrassom abdominal avalia órgãos como fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, intestino, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais. Assim, podem ser investigados dores no abdômen,  presença de líquidos, casos de traumatismo ou pancadas na barriga, crescimento de algum órgão interno, presença de aneurisma na artéria aorta, estreitamento ou dilatação das artérias do abdome

Também pode detectar hérnias de parede abdominal (inguinal/umbilical), cálculos nos rins e na vesícula, tumores benignos ou malignos,  doença hepática, cirrose, pancreatite e inflamações.

Outro papel importante da USG é no diagnóstico de uma apendicite, que é um inflamação do apêndice. Nessa situação, este pequeno órgão gera fortes dores e pode ser necessário a realização de uma cirurgia emerginal para retirá-lo

 Tireoide

A USG se tornou muito importante no diagnóstico das doenças da tireoide. Através dela é possível observar o tamanho e o formato da glândula, analisar suas características e padrões de vascularização, além de diagnosticar a presença de nódulos.

Esse exame também pode ser realizado para guiar uma biópsia, por exemplo,  em caso de suspeita de tumor.

Próstata

A Ultrassonografia de Próstata pode ser feita de duas formas via retal ou via abdominal. O primeiro é o mais preciso, pois a distância entre o transdutor e a próstata é menor, facilitando a visualização e permitindo identificar alterações ou lesões na região. O segundo é um procedimento mais confortável por não ser invasivo e também é utilizado para avaliar eventuais problemas na região

Esse procedimento auxilia o diagnóstico do câncer de próstata, que é um dos mais comuns nos homens. Portanto, é fundamental realizar exames preventivos pelo menos uma vez por ano, principalmente, a partir de 50 anos.

Partes Moles

Tumores, nódulos e abcessos podem não ter uma localização específica, e o ultrassom de estruturas de partes moles pode ser solicitado para uma avaliação. Além disso, o exame também pode verificar corpos estranhos.

Mama

O ultrassom da mama analisa de maneira precisa o tecido mamário e diagnostica possíveis lesões sólidas e nódulos. Normalmente, é solicitado por um profissional após sentir alguma elevação/caroço durante a palpação da mama.

Esse exame é recomendável para mulheres com histórico familiar ou pessoal de câncer de mama,  mulheres jovens e grávidas,  como forma de prevenção, mulheres com implantes mamários de silicone  e também para quem tem mamas  densas e difíceis de analisar na mamografia. Além de auxiliar na realização de biópsias.

É importante esclarecer que, principalmente a partir dos 40 anos,  este exame é complementar à mamografia e não a substitui.

Útero e ovário

A ultrassonografia transvaginal é indicada para visualizar imagens dos órgãos internos, como útero, trompas de Falópio, ovários, colo do útero e vagina. Este exame pode diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como miomas cistos de ovário, endometriose, infecções, gravidez ectópica e também pode confirmar uma possível gravidez.

Por não ser doloroso e não emitir radiação, este é um exame frequentemente recomendado por ginecologistas, em caso de alteração no sistema reprodutor da mulher.

Ultrassom gestacional

A ultrassonografia é fundamental na obstetrícia, onde é possível observar o feto, a placenta, os ovários, a anatomia do útero, entre outros órgãos. O objetivo desse exame é avaliar o estado de saúde em que o bebê se encontra, determinar o sexo e identificar alterações morfológicas.

Ao longo da gestação, diferentes ultrassonografias são realizadas, a fim de acompanhar todo processo e contribuir para uma gravidez saudável para o bebê e para mãe.

Como e onde fazer seu Exame

A clínica Tomocenter realiza com qualidade os diferentes exames de Ultrassom.

Estamos equipados com aparelhos de última geração , que apresentam os melhores resultados. Para se informar sobre o preparo e o tempo de cada um, clique aqui.

 

Faça seu agendamento de exame online e conheça de perto nosso trabalho e a tecnologia que utilizamos. Aguardamos você.

Outras informações: 31 3337.7763 | 31 2513.6001

contato@tomocenter.com.br

31-99449.9441

 

Agende seu exame online, com conforto e comodidade

Clique aqui para solicitar seu agendamento

Agende seu exame

Solicite o agendamento do seu exame online, com conforto e comodidade.

SOLICITAR AGENDAMENTO