Blog |
voltar

Câncer de Próstata: Saiba como se prevenir e diagnosticar

novembro azul contra o câncer de próstata

O Novembro Azul, movimento conhecido no mundo todo que busca reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata na população masculina.

campanha de conscientização contra o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é possível que, em 2018, pelo menos 68 mil novos casos da doença surja em todo o país.

Ainda de acordo com o Inca, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde de 28,6% da população masculina morre em função da doença. As vítimas que mais são afetadas por esse mal são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Mas a boa notícia é que existem maneiras de diagnosticar e tratar a doença. Porém, você precisa fazer a sua parte e colocar sua saúde como prioridade.

Assim as chances de êxito em qualquer tratamento são muito maiores. Entenda mais sobre esse tema e como você pode se cuidar.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e mede aproximadamente três centímetros.

Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

câncer de próstata

O que causa o câncer o de próstata?

Assim na maioria dos outros tipos de cânceres, ainda não existe um consenso sobre o surgimento do câncer de próstata.

No entanto, existem alguns fatores podem predispor os sujeitos à doença. A genética pode ser um deles,  ter algum parente de primeiro grau que já foi acometido pela doença eleva as chances de contrair câncer na próstata.

A exposição contínua a agentes tóxicos ambientais, como produtos químicos ou radioativos, também pode ser uma das causas para o tumor.

Quando a doença se instala, ocorre uma mutação genética, as células do câncer de próstata se dividem criando o tumor maligno.

Caso o tumor não seja tratado inicialmente, ele pode se desenvolver e se espalhar para outros órgãos e áreas do seu corpo.

Sintomas do câncer de próstata

 Em estágio inicial, geralmente o câncer de próstata não apresenta sintomas. Isto é, quando alguns sinais começam a aparecer, a maioria dos tumores já estão em fase avançada.

Alguns dos indicativos  mais comuns associados ao adoecimento são:

  • Dor óssea;
  • Vontade de urinar frequentemente;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Sangue na urina ou no líquido seminal;
  • Disfunção erétil;
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos;
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Prevenção ao câncer de próstata

Por mais que pareça clichê, bons hábitos como alimentação balanceada, atividades físicas e controle do peso são extremamente importantes para a prevenção de várias doenças, inclusive do câncer de próstata.

Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o cigarro também podem ajudar na prevenção. Outra medida que deve ser tomada para diminuir os riscos da doença é manter a rotina de consultas e exames preventivos em dia.

Exames e diagnóstico do câncer de próstata

Dosagem do PSA

A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do Antígeno Prostático Específico (PSA).

Por isso, esse exame é bastante utilizado para pesquisar a incidência da doença em homens que não apresentam sintomas.

Porém, ele também é um dos primeiros testes realizados quando os sintomas causados ​​pelo câncer de próstata aparecem.

Toque retal

O diagnóstico precoce é a melhor forma de combater o câncer de próstata. Havendo ou não sintomas, homens acima dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem consultar o urologista a respeito do exame de toque retal.

Dois em cada dez casos são diagnosticados somente pela alteração neste procedimento. Este método possibilita que o especialista avalie alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

Ultrassonografia transretal

O ultrassom transretal é um exame em que uma sonda é inserida no reto do paciente para obter imagens da próstata e identificar alterações ou lesões que possam aparecer nesta região, como o câncer.

Diferente da ultrassom abdominal, o transretal possibilita maior nitidez durante a visualização da próstata. Ele pode detectar pequenos tumores ou aqueles em áreas não alcançadas durante outros testes; sendo também empregado na biópsia da próstata.

Tratamentos para o câncer de próstata

O câncer de próstata pode se desenvolver em até quatro estágios, por isso o quanto antes diagnóstico for feito, melhor será o tratamento e os resultados dele.

A depender de cada caso, métodos específicos podem ser indicados, ou ainda a combinação de mais de um para completar o diagnóstico.

A doença pode ser tratada com cirurgia, observação continuada, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e medicamentos. Com o resultado dos exames, o médico indicará qual solução se aplica melhor a cada caso.

Previna-se

A saúde é o nosso maior bem, para mantê-la em dia realize consultas regularmente. Se sentir o aparecimento de qualquer sintoma suspeito, procure seu médico!

Agende seu exame

Solicite o agendamento do seu exame online, com conforto e comodidade.

SOLICITAR AGENDAMENTO