Blog |
voltar

Como anda o seu coração?

Conheça o ecocardiograma transtorácico

O ecocardiograma transtorácico é um exame realizado através de ultrassom que permite visualizar a anatomia e o funcionamento do coração. Esta tecnologia permite detectar e avaliar possíveis alterações cardiovasculares e, assim, encontrar as melhores formas de tratamento.

Este exame pode ser visualizado em tempo real. Através de um sensor (transdutor) que é colocado em contato com o tórax do paciente, uma imagem é gerada no monitor. Assim, associado ao Doppler, que é uma técnica complementar, é possível visualizar as cavidades cardíacas, as estruturas valvulares e os fluxos do sangue no interior do coração.

O ecocardiograma é indolor, não invasivo e rápido, durando cerca de quinze minutos. Os resultados obtidos oferecem mais detalhes do que um raio-x e não expõe o paciente à radiação. Além disso, é um dos principais recursos utilizados pela Cardiologia.

Como anda o seu coração?

Há quem não se esqueça desse importante órgão. Inspiração para muitos apaixonados, ele está sempre presente em declarações de amor, nas músicas e nos filmes. Mas, e a saúde dele, está sendo lembrada?

Em todo o mundo, 17 milhões de pessoas sofrem de problemas cardíacos. No Brasil, essa taxa anual chega a 300 mil. De acordo com o Ministério da Saúde, isso corresponde a uma morte a cada dois minutos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde ( OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Isso mostra que mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa.

O coração é um órgão muscular que manda sangue para todo o corpo por meio dos vasos sanguíneos e é o sangue o responsável por levar oxigênio e nutrientes para todas as células. O coração é a base do funcionamento do sistema circulatório e é indispensável à saúde do corpo.

 

10 dicas de prevenção a problemas cardíacos

A OMS também mostrou que a maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco, como: o uso de tabaco, o uso nocivo do álcool, dietas não saudáveis, sedentarismo e obesidade.

Para as pessoas com doenças cardiovasculares ou com alto risco cardiovascular (devido à presença de hipertensão, diabetes, hiperlipidemia ou doença já estabelecida) é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce. Fique atento às dicas e não deixe de se orientar com seu médico.

  1. Busque manter uma alimentação saudável
  2. Beba água regularmente
  3. Não seja sedentário, pratique exercícios físicos.
  4. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e cigarros.
  5. Faça exames periódicos e monitore o seu colesterol.
  6. Busque manter a calma, evite o estresse e a raiva.
  7. Não deixe de checar sua pressão arterial
  8. Em caso de dor forte no peito, busque ajuda médica o mais rápido possível.
  9. Se houver histórico familiar de problemas cardíacos, fique sempre atento.
  10. Para diagnóstico de doenças e tratamento eficaz, consulte regularmente um profissional especializado.

 

O ecocardiograma também pode te ajudar

O ecocardiograma é utilizado para realizar o diagnóstico e o avaliar o grau de gravidade de quase todas as alterações cardíacas. Frequentemente, este exame é indicado  na avaliação de casos de doenças no músculo cardíaco, nas válvulas do coração, insuficiência cardíaca e anomalias congênitas, também em casos de dores torácicas, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, sopro cardíaco, dores torácicas, entre outros.

O exame também é recomendável para observar os efeitos de uma cirurgia realizada para o tratamento de alguma dessas doenças, checar o funcionamento do coração após um infarto e também acompanhar o feto durante a gravidez.

 

Como funciona

Por ser um exame simples e rápido, não gera desconforto. O paciente ficará em decúbito ventral, ou seja, deitado de costas ou sobre o lado esquerdo em uma cama/mesa. Com a ajuda de um gel, o transdutor será passado no lado esquerdo do peito, a fim de capturar ondas sonoras, que são transformadas em impulsos elétricos e geram imagens do coração.

Além de completar a avaliação de problemas no coração, o ecocardiograma ajuda na indicação do tratamento adequado. Não há contra-indicação para o procedimento e também não há necessidade de preparo, apenas não suspender os medicamentos de uso habitual.

 

A clínica Tomocenter

Desde 1991, atuamos com alto padrão de qualidade para atender da melhor forma nossos pacientes. Em nossa clínica, contamos com uma infraestrutura moderna e excelentes equipamentos para realizar exames, como o ecocardiograma torácico.

Além disso, a Clínica Tomocenter conta com corpo clínico altamente especializado, consultórios médico moderno e equipado.

Outras informações: 31 3337.7763 | 31 2513.6001
 contato@tomocenter.com.br

 31-99449.9441

 

 

Agende seu exame online, com conforto e comodidade

Clique aqui para solicitar seu agendamento

 

Agende seu exame

Solicite o agendamento do seu exame online, com conforto e comodidade.

SOLICITAR AGENDAMENTO