A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada entre a bexiga e o pênis e possui o tamanho aproximado de três centímetros.
Responsável por produzir parte do sémen, alimentando e protegendo os espermatozoides, ela também ajuda a controlar a urina.
Prostatite, hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata são as principais mudanças e podem ser ocasionadas em função de herança genética, alterações hormonais ou infecções por vírus ou bactérias.
Vamos conhecer mais esses males:
Prostatite
A prostatite é uma inflamação que produz um crescimento anormal da glândula, provoca dor e desconforto e impede o trânsito da urina.
A maior parte dos casos é relacionada a infecções bacterianas; mas também pode ser provocada por vírus, fungos e outros agentes.
Há dois tipos principais dessa doença, a prostatite aguda (infecção bacteriana) e crônica.
Hiperplasia
A hiperplasia prostática benigna ou hiperplasia benigna da próstata (HBP) é um problema comum entre a maior parte dos homens acima dos 50 anos. A glândula vai aumentando de maneira espontânea conforme a idade chega.
Segundo o Instituto Oncoguia, mais da metade dos homens com idade superior a 60 apresenta próstata aumentada.
Não se sabe exatamente por que ela acontece; no entanto, uma hipótese para o crescimento da próstata é a mudança do equilíbrio de hormônios sexuais.
É importante destacar que a HBP não é (e nem causa) câncer.
Câncer de Próstata
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens.
Embora ele aconteça majoritariamente na terceira idade, ele também pode ocorrer antes, caso haja predisposição na família.
Muitas vezes esse tipo de tumor cresce rapidamente e pode se espalhar para outras partes do organismo, o que pode causar a morte.
No entanto, a maioria dos casos não apresenta sintomas e o crescimento de células cancerígenas pode demorar anos.
Apesar de haver vários estudos sobre a doença, suas causas ainda são desconhecidas. Contudo, alguns fatores de riscos como genética, idade e alimentação estão relacionados a ela.
Sintomas do Câncer de Próstata
Os problemas relacionados à próstata normalmente aparecem com o passar da idade; seus sintomas são basicamente os mesmos:
- Incômodo (dor ou ardor) ao urinar ou ejacular
- Sensação de bexiga cheia, mesmo já tendo urinado
- Maior frequência urinária
- Desconforto abaixo do umbigo e na área entre os testículos e ânus
- Dor nas costas, sobretudo na região lombar
Por isso, após os 50 anos, é aconselhável que se faça anualmente o exame de toque retal.
Também é possível identificar anomalias através da dosagem do antígeno prostático específico (PSA), via exame de sangue; usado especialmente para pesquisar câncer de próstata assintomático.
Outro exame importante que ajuda a identificar alterações na próstata é a ultrassonografia.
Ultrassonografia da próstata
A ecografia, também conhecida como ultrassonografia ou ultrassom, é um teste feito através de um transdutor.
O método utiliza ondas sonoras que produz ecos nas partes do corpo onde é aplicado e estes ecos são transformados em imagens na tela de um computador.
O ultrassom é um procedimento indicado para avaliar o estado de vários órgãos, inclusive o da próstata. Neste caso, o exame pode ser feito de duas maneiras:
Ultrassom Abdominal
É um exame simples e não invasivo, usado para identificar o volume da glândula prostática e avaliar a capacidade de escoamento da bexiga e o volume do resíduo pós-miccional.
O paciente necessita manter a bexiga cheia para que se observe alterações tanto na próstata, quanto na bexiga e vesículas. O indicado é que se consuma seis copos de água, uma hora antes do exame e se retenha a urina. Homens de todas as idades podem fazer. O procedimento dura aproximadamente 15 minutos.
Ultrassom Transretal
Nesta técnica uma pequena sonda é lubrificada e introduzida no reto do paciente.
Seu uso mais comum se aplica quando no toque retal se percebe alguma alteração no tamanho da próstata ou para visualizar a próstata de homens com nível de PSA mais alto.
O ultrassom transretal pode detectar pequenos tumores ou aqueles que estejam em áreas não observadas em outros avaliações.
Este método também pode ser empregado na biópsia da próstata auxiliando no posicionamento das agulhas. Recomenda-se fazer lavagem anal com Fosfo Enema ou Clister Glicerinado, duas horas antes do exame. Sua duração é em média 15 minutos.
Exame de próstata em Belo Horizonte
Há 27 anos a Clínica Tomocenter é referência na realização de exames em Belo Horizonte e região.
Além de nosso corpo clínico especializado, contamos com uma moderna infraestrutura.
Entre em contato e agende o seu exame com conforto e comodidade.