Blog |
voltar

Doppler e duplex scan: conheça os cuidados necessários com o seu sistema vascular

O ultrassom com Doppler é uma das formas de se realizar ultrassonografias, que contém um recurso a mais: através dele também é possível visualizar os fluxos sanguíneos das regiões a serem examinadas.

O processo para realizá-lo é o mesmo de uma ultrassonagrafia normal e também pode ser feito em diferentes áreas, como o coração, abdômem, tireóide, rins, entre outros. Para pernas e braços, o exame mais comum é o duplex scan, que é um tipo de Doppler.

A indicação desse exame ocorre, principalmente, para verificar a vascularização, a fim de verificar se o fluxo sanguíneo se encontra com alterações.

Como funciona

A execução desse exame é realizada como uma ultrassonografia comum. Um transdutor (sensor) é colocado em contato com o local a ser examinado, e utilizando-se um gel condutor formam-se imagens em um monitor.

Por se um exame computadorizado, a tecnologia permite colocar  cores nos vasos sanguíneos, assim, o sangue é vermelho nas artérias (vasos que levam o sangue do coração para todo corpo) e azul nas veias  ( responsáveis por trazer o sangue de volta).

Assim, através do efeito Doppler é possível analisar a anatomia e o funcionamento dos vasos, medir velocidade de fluxo, e obter informações sobre possíveis obstruções.

Doppler

Principais indicações

O duplex scan (Doppler), venoso e arterial, permite indicar medidas muito importantes, que podem ser decisivas no diagnóstico de alterações no sistema vascular. Este exame  tem diferentes funções e pode ser indicado para:

  •  Avaliar o sistema venoso periférico
  • Diagnosticar embolia pulmonar
  • Investigar casos de inchaço das pernas
  • Verificar e monitorar varizes
  • Analisar claudicação intermitente
  • Investigar dor nas pernas por esforço
  • Verificar problemas relacionados à circulação sanguínea
  • Avaliar gestantes e bebês
  • Mapear veias, em casos de cirurgias, como por exemplo a retirada das veias safenas na cirurgia cardíaca, para implante de pontes de safena
  • Auxiliar nos casos de cateterismo venoso de veias com grosso calibre.
  • Examinar o funcionamento de um enxerto vascular, usado em hemodiálises

Varizes

Varizes são veias dilatadas, deformadas, algumas visíveis sob a pele, mas a maioria invisíveis (varizes profundas) e que surgem principalmente nas pernas. Sua ocorrência caracteriza uma alteração da circulação venosa e tem maior incidência em mulheres.

Os fatores que podem levar ao aparecimento de varizes são hereditariedade, gênero, idade e hábitos ruins e incorretos, como ficar muito tempo na mesma posição e não praticar atividades físicas.  Além de, normalmente, estarem aparentes sob a pele, os sintomas mais comuns das varizes são: dores, câimbras, dormência, ardência e inchaço nas pernas.

Em casos mais graves é recomendada a realização de cirurgia, quando, por exemplo, as varizes possuem um tamanho maior. As varizes trazem riscos à saúde e merecem atenção, pois se não forem tratadas, problemas maiores podem surgir.

O método mais utilizado para tratar as varizes é com a retirada das veias dilatadas e danificadas, por meio de cirurgia. O duplex scan é o melhor exame para avaliação das varizes no pré-operatório, devido a sua alta capacidade de diagnóstico e por não oferecer riscos. O procedimento tem por objetivo funcionar como um guia da circulação dos vasos, identificando onde se encontram as alterações.

No geral, o procedimento cirúrgico é rápido, assim como o tempo de hospitalização e recuperação.

Trombose

Uma trombose venosa profunda (TVP) é a formação de um coágulo sanguíneo nas veias profundas da perna ou do braço e que pode bloquear o retorno venoso. Uma trombose pode gerar sintomas, como ou inchaço, ou também ficar silenciosa. Um dos riscos é que.Estes coágulos podem se soltem e ir para pulmões, causando uma “embolia pulmonar”.

As causas de uma trombose podem vir de uma condição familiar, de um fluxo sanguíneo naturalmente lento ou fraco, além de irritações e inflamações nas veias.

A realização de um exame duplex scan venoso dos membros inferiores permite identificar a existência de coágulo de sangue e o quanto antes for diagnosticado, menores as chances de complicações. Por isso, é importante ter o hábito de fazer exames e manter uma rotina de visitas ao médico.

Vantagens

Este exame não é invasivo,  não utiliza agulhas ou punções, portanto, é indolor.  Também não utiliza-se radiação, funciona como uma ultrassonografia dos vasos, onde as ondas sonoras são convertidas em imagem e o fluxo do sangue traduzido em um gráfico de velocidade.

O Doppler e duplex scan pode ser repetido quantas vezes for necessário, caso precise confirmar informações e gerar um diagnóstico preciso. Através desse exame é possível realizar um check up completo do sistema vascular.

Previna-se e não deixe para amanhã os cuidados que você deve ter com a sua saúde. A Tomocenter conta com um corpo clínico especializado, infraestrutura moderna, equipamentos de qualidade e estacionamento próprio para melhor atender aos clientes.

Faça seu agendamento de exame online e confira de perto o trabalho e a tecnologia que utilizamos para entregar o melhor resultado aos nossos pacientes.

 

Outras informações: 31 3337.7763 | 31 2513.6001

contato@tomocenter.com.br

31-99449.9441

Agende seu exame online, com conforto e comodidade

Clique aqui para solicitar seu agendamento

Agende seu exame

Solicite o agendamento do seu exame online, com conforto e comodidade.

SOLICITAR AGENDAMENTO