Blog |
voltar

Elastografia hepática: um exame poderoso

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Ele desempenha diversas funções fundamentais para nosso organismo, como armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos e das proteínas, processamento de drogas e hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas, síntese do colesterol e muito mais.

Um dos exames mais importantes para avaliar e detectar problemas no fígado é a elastografia hepática ultrassônica, que é realizada pelo método Shear Wave. Possui níveis de sensibilidade e especificidade que se assemelham ao “padrão-ouro”, que é a biópsia hepática, com as vantagens de ser não-invasivo, indolor, de baixo custo e sem risco de complicações.

A elastografia hepática pode evitar até 77% das biópsias em pacientes relevantes (CADTH – Canadá – 2013). Mais do que a economia gerada, evitar biópsias pode representar um ganho significativo em qualidade de vida para os pacientes.

A classificação da elastografia hepática se baseia conforme o grau de fibrose, segundo METAVIR:

F0 – normal

F1 – mínima fibrose

F2 – fibrose portal e periportal com raros septos

F3 – fibrose portal e periportal com numerosos septos

F4 – cirrose

Após as exacerbações contínuas das doenças hepáticas crônicas, como as hepatites, o fígado vai se recuperando, devido à alta capacidade de regeneração.

 

Fibrose hepática

A fibrose hepática se caracteriza pela incapacidade de regeneração hepática, sendo considerada a última fase dos processos inflamatórios. Nesse caso, as cicatrizes hepáticas causadas durante anos não regridem mais. Se inicia a partir daí a fase chamada de “cirrose”, caracterizada pela elastografia hepática como F4.

Outro problema comum e preocupante que acomete o fígado é a hepatite C. Estima-se que quase 3 milhões de pessoas no Brasil tenham a doença, muitas delas sem diagnóstico. Com a elastografia, é possível determinar e acompanhar a remissão ou progressão da doença, considerando que já é potencialmente tratável em muitos casos.

As principais indicações da elastografia são relacionados a doenças como hepatites B e C e esteatose.

Existem ainda outras doenças que podem atacar o fígado. Independente do quadro, é essencial procurar um médico assim que um desconforto for notado e agendar seu exame. Algumas anomalias, no entanto, agem de forma silenciosa, fazendo com que essa preocupação com a saúde seja o principal aliado na descoberta de uma doença.

Em contato com o médico regularmente para check ups, por exemplo, você pode ser encaminhado para fazer alguns procedimentos de rotina que podem verificar a presença de um dos quadros citados acima e um dos exames mais eficientes e inovadores atualmente é a elastografia hepática.

Elastografia hepática

Como funciona o exame de elastografia hepática?

A elastografia hepática é um exame rápido e sem dores para o paciente. A diferença está no modo de observar o fígado. Como o nome já diz, a elastografia avalia a elasticidade do órgão. Quanto mais rígido ele aparentar, maior a incidência de existir um problema. O aparelho funciona como um auto-falante, emitindo ondas vibratórias por nós imperceptíveis, perto do fígado. Ao encostar a sonda no corpo do paciente, ondas propagarão pelo fígado para determinar sua elasticidade. Se essas ondas passarem de forma lenta, o órgão está “macio”, mas, se a passagem for muito acelerada, é sinal de alerta. Essa medida é calculada em m/s ou kpa.

Durante um período de 15 minutos, mais ou menos, o paciente será avaliado. Além dessa rigidez, outros dados serão exibidos na tela como a textura, dimensões e alterações focais localizadas, como, por exemplo, a presença de nódulos.

O exame é realizado com decúbito dorsal, ligeira inclinação a esquerda, com a sonda posicionada entre os arcos costais, com o objetivo de atingir o lado direito do fígado (lobo direito).

*No dia do exame, leve exames laboratoriais anteriores, biópsias ou exames que tenham relação com a doença estudada.

Em caso de qualquer alteração ou sintomas que caracterizem uma doença hepática, procure um médico. A elastografia é um exame completo, que lhe trará diagnósticos precisos.

 

Agende seu exame online, com conforto e comodidade

Clique aqui para solicitar seu agendamento

Agende seu exame

Solicite o agendamento do seu exame online, com conforto e comodidade.

SOLICITAR AGENDAMENTO