O exame de Densitometria Óssea é um método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e consequentemente predição do índice de fratura óssea.
Desde 1994, a Organização Mundial da Saúde considera a densitometria como exame padrão ouro para o diagnóstico da osteoporose, pois é capaz de identificar quadros de osteopenia – quando o enfraquecimento dos ossos ainda é reversível.
Como é feito o exame de Densitometria
Na Tomocenter o exame de densitometria é realizado com o equipamento Lunar®, que consegue aliar precisão e rapidez na execução dos exames, submetendo tanto o paciente quanto o próprio técnico, à baixa exposição à radiação ionizante.
No momento do exame, você será solicitado a trocar sua roupa por uma vestimenta própria para fazer exames.
O técnico irá pedir para você se deitar no aparelho e irá posicionar suas pernas em um suporte de esponja, alinhando sua pelve e a coluna vertebral.
O laser do aparelho passará em zique-zague sobre os órgãos a serem analisados, irá digitalizar seus ossos e medir a quantidade de radiação que eles absorvem.
O que é observado durante o exame
Para avaliação da massa óssea, as partes de interesse na obtenção das imagens são, preferencialmente, o fêmur e a coluna vertebral.
Nosso aparelho permite também o exame de corpo inteiro, que realiza a medida da composição corporal discriminando os percentuais de tecido magro (músculo) e tecido gorduroso em cada segmento do corpo.
Como se preparar para o exame de Densitometria Óssea
No dia do exame de densitometria óssea, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado. Joias como colares e pulseiras também devem ser evitados, bem como sutiãs com aros de ferro.
Outra recomendação é, não fazer uso do comprimido de cálcio nas últimas 24 horas antes do exame.
Onde fazer Densitometria Óssea em BH
A Clínica Tomocenter está preparada e pronta para realizar seu exame com profissionalismo e atenção.
Agende seu exame por telefone, whatsapp ou online, com conforto e comodidade.