MAMOGRAFIA DIGITAL

A Mamografia é o exame utilizado para revelar possíveis alterações, como nódulos e tumores nas mamas.

Muitas mulheres acreditam que o autoexame das mamas através do tato é suficiente, mas segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o autoexame não substitui a mamografia.

Só a Mamografia permite que sejam detectadas alterações antes mesmo de serem percebidas pelo tato.

exame de mamografia digital

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário.

A doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. Porém, isso não significa que os tumores da mama são sempre hereditários.

Formação de tumores

Em seu funcionamento normal, o corpo substituiu as células antigas por células novas e saudáveis.

As mutações genéticas podem alterar a habilidade da célula de manter sua divisão e reprodução sob controle, produzindo células em excesso, formando o tumor.

Um tumor pode ser benigno (não perigoso para a saúde) ou maligno (tem o potencial de ser perigoso).

Tumores benignos

Os benignos não são considerados cancerígenos: suas células têm aparência próxima do normal. Elas crescem lentamente e não invadem os tecidos vizinhos, nem se espalham para outras partes do corpo.

Tumores malignos

Já os tumores malignos são cancerosos. Caso suas células não sejam controladas, podem crescer e invadir tecidos e órgãos vizinhos, eventualmente se espalhando para outras partes do corpo.

O câncer de mama consiste em um tumor maligno que se desenvolve a partir de células da mama. Geralmente, ele começa nas células do epitélio que reveste a camada mais interna do ducto mamário.

Mais raramente, o câncer de mama pode começar em outros tecidos, tais como o adiposo e o fibroso da mama.

Quem deve fazer o exame?

Ginecologistas recomendam a realização da Mamografia anualmente a partir dos 40 anos.

A necessidade do exame pode ser antecipada para as mulheres com histórico familiar de câncer de mama. Aos 35 anos ou cerca de 10 anos antes do parente de primeiro grau, mãe ou irmã, que teve câncer de mama antes da menopausa.

Exames em mulheres jovens

Mulheres muito jovens que necessitarem investigar nódulos devem fazer junto com a Mamografia um exame de ultrassom, pois a o Mamógrafo muitas vezes não consegue detectar lesões em mamas muito jovens e muito densas.

Nestes casos a glândula mamária fica opaca, não ficando clara a imagem do exame. Outra opção é fazer uma Mamografia digital, que permite a manipulação da imagem durante o exame pra torná-la mais evidente.

A Mamografia comum é eficaz sozinha a partir dos 35 anos, pois nesta fase parte do tecido mamário se transforma em gordura é possível analisar melhor o tecido gorduroso.

exame de mamografia digital

Homens também podem ter câncer de mama!

Embora seja extremamente raro, homens também podem apresentar câncer de mama. A Mamografia pode ser realizada para a avaliação da mama masculina, seja para verificar um aumento volumétrico, denominado ginecomastia, ou para avaliar a presença de nódulos.

No caso dos homens, segundo a especialista, a indicação para o exame de mamografia deverá partir do médico responsável pelo paciente, ao se perceberem sintomas que possam levar ao diagnóstico de algumas dessas possibilidades.

Como é feita a Mamografia

Durante a Mamografia, um técnico especialmente qualificado posicionará as mamas em uma plataforma especial e esta será comprimida, gradualmente, por uma placa transparente e haverá exposição a raios X.

Para que se obtenha um exame completo é necessário mudanças de posição entre as imagens. O exame só será concluído após a verificação da qualidade das imagens pelo técnico que está executando o procedimento. O processo dura, em média, 15 minutos.

Como é feita a mamografia

Mamografia e próteses de silicone.

Mulheres que tenham colocado uma prótese de silicone nas mamas podem realizar a Mamografia normalmente. Contudo, ela deve avisar ao técnico que possui silicone nas mamas.

Quando é o caso, é necessário que sejam modificados alguns parâmetros no aparelho. Algumas manobras de posicionamento, para separar o tecido mamário da prótese, podem ser feitas para alcançar o melhor diagnóstico.

Silicone reduz a capacidade de diagnóstico

Estudos comprovam que o uso do silicone pode diminuir a capacidade de diagnóstico precoce do câncer de mama em até 30%. Por isso se o médico achar que a imagem gerada é duvidosa, poderá requisitar uma Mamografia Digital, um exame de ultrassom mamário ou uma ressonância magnética para esclarecer as dúvidas.

Como se preparar para o exame de mamografia digital.

  • Procure realizar o exame uma semana após a menstruação, para evitar dores devido às alterações hormonais;
  • Use uma roupa de duas peças, para facilitar o manuseio;
  • Não use desodorante, talco, perfume, cremes nas mamas ou axilas no dia do exame, pois essas substâncias podem deixar resíduos que interferem nos resultados;
  • Informe o técnico se já fez cirurgias ou biópsias, se usa silicone, se está amamentando ou se suspeita que esteja grávida.

Onde fazer o exame

Não sabe onde fazer o exame de Mamografia Digital?

A Clínica Tomocenter está preparada e pronta para realizar seu exame com profissionalismo e atenção.

Agende seu exame por telefone, whatsapp ou online, com conforto e comodidade.

Agende seu exame

Solicite o agendamento do seu exame online, com conforto e comodidade.

SOLICITAR AGENDAMENTO