A Tomografia Computadorizada é um exame de imagem que utiliza raios X para captar imagens detalhadas de ossos, órgãos e outras estruturas do corpo.
Como funciona a Tomografia Computadorizada?
O procedimento gera imagens que são processadas por um computador, para formar uma série detalhadas do que se quer analisar.
A tomografia computadorizada fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo.
É atualmente um dos exames de escolha para investigar nódulos ou tumores, e também vasos pulmonares e cerebrais.
Como é feito o exame
O paciente é deitado em uma maca e posicionado para a realização do exame. O técnico que realiza o procedimento dá orientações ao paciente sobre o que fazer antes, durante e depois do registro da imagem.
A tomografia é indolor
Este exame não causa dor e qualquer pessoa pode realizá-lo, no entanto, as grávidas devem, de preferência, fazer outros exames em alternativa à tomografia computadorizada, como ultrassom ou ressonância magnética, pois na tomografia há exposição a radiação.
A tomografia utiliza contraste?
A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, dependendo da sua especificidade.
O contraste é um tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto durante o exame para facilitar a visualização de certas partes do corpo.
Para que serve a tomografia computadorizada?
A tomografia é um exame que serve para fornecer ao médico do paciente, imagens com precisão mais avançada do que quando em comparação ao simples exame de raio X.
A tomografia é capaz de detectar até mesmo as pequenas e relativamente “insignificantes” alterações em tecidos musculares, ossos, órgãos e em demais estruturas corporais.
Muitas investigações iniciam com raios x e posteriormente são complementadas com a tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética. Tudo vai depender do que o médico está investigando e da capacidade do aparelho mostrar as alterações buscadas.
O que é investigado na tomografia?
As principais possíveis doenças estão relacionadas com:
- Tumores benignos ou malígnos,
- Nódulos e vasos cerebrais á procura de aneurismas,
- Nódulos pulmonares benignos ou malígnos,
- Doenças da coluna como hérnia de disco,
- Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico (AVC)
- Doenças vasculares como aterosclerose de carótidas, coronárias
Preparação para o exame
É solicitado jejum de quatro horas, para o caso de ser necessário o uso do contraste venoso (injetado na veia). O contraste é contraindicado para indivíduos com história de alergia a iodo e seus derivados.