O exame de Ultrassom, também conhecido como ecografia e ultrassonografia, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.
Em virtude de ser um exame de realização muito simples e sem uso de radiação, costuma ser usado para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos.
Pra que serve a ultrassonografia?
A ultrassonografia serve para:
- Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões ou para visualizar as mais variadas estruturas do corpo humano;
- Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;
- Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto.
O exame deve ser realizado em uma clínica especializada, regularizada para auxiliar no diagnóstico ou tratamento de uma grande variedade de enfermidades.
Ultrassom na gravidez
É o método ideal para examinar mulheres gestantes, durante o acompanhamento pré-natal, permitindo reconhecer o sexo do bebê, diagnosticar eventuais alterações morfológicas ou funcionais do feto, realizar intervenções intrauterinas e prever as que serão necessárias após o nascimento.
Quantos ultrassom se faz na gravidez?
Varia-se muito a quantidade de ultrassons a serem feitos durante a gravidez e geralmente este número é indicado pelo médico, de acordo com o quadro clínico da paciente. É razoável fazer-se pelo menos quatro ultrassonografias durante a gravidez.
A primeira por volta da 10ª semana, outra entre a 11ª e 13ª semanas, quando se faz a translucência nucal para verificar por possíveis doenças como a Síndrome de Down e as cardiopatias congênitas. É entre a 11ª e 13ª semanas que geralmente se descobre o sexo do bebê. A partir da 20ª semana, o número é variado e deve-se acompanhar o desenvolvimento da gravidez.
Ultrassom no primeiro trimestre
Geralmente, o ultrassom do primeiro trimestre de gravidez visa principalmente determinar com precisão a idade gestacional, descartar um aborto espontâneo ou uma gravidez ectópica e verificar se há um só ou mais bebês.
Ultrassom no segundo trimestre
No segundo trimestre já é possível estudar os aspectos morfológicos do bebê, inclusive seu sexo.
Nessa ultrassonografia, mais detalhada, o médico vai verificar o coração, a formação do cérebro, os órgãos digestivos e outros sistemas e avaliar se o crescimento do bebê está dentro da média esperada.
Ultrassonografia no terceiro trimestre
O médico avalia se o crescimento do bebê é normal e determina a posição do bebê e da placenta.
Neste período são feitos ultrassons mais específicos, como o ultrassom com doppler e ultrassom de perfil biofísico fetal. Estes são mais fundamentais e mais assertivos na avaliação do bem-estar fetal e no risco de crescimento intra-uterino retardado.
Se os ultrassons do terceiro trimestre acusam problemas, alguns podem ser tratados ainda no útero, como problemas cardíacos ou urinários. Saber com antecedência, ajuda os médicos planejarem o melhor atendimento ao bebê logo depois do nascimento.
As ultrassonografias 3D e 4D (3 ou 4 dimensões) são realizada, no geral, no final do segundo trimestre de gestação e permite aos pais conhecerem mais detalhes do rostinho do bebê.
Quais são as vantagens e desvantagens do ultrassom?
Vantagens
- É um exame que em geral não exige grande preparo prévio ou, em alguns casos, apenas uma preparação simples, como um jejum de 8 horas e a repleção da bexiga;
- É um exame não invasivo e indolor que fornece imagens dinâmicas em tempo real, sem o uso de radiações, amplamente disponível, de fácil uso e custo relativamente baixo.
Desvantagens
- Não permite uma boa visualização das cavidades ou dos órgãos que contenham gases;
- A visualização das estruturas em pacientes obesos é mais difícil;
- Em casos de exame de ossos, apenas pode ser visualizada a superfície externa deles.
Onde fazer Ultrassom em BH
A Clínica Tomocenter está preparada e pronta para realizar seu exame com profissionalismo e atenção.
Agende seu exame por telefone, whatsapp ou online, com conforto e comodidade.