O exame de ultrassom é indicado para análises e diagnósticos que evitam complicações, descartam suspeitas ou as confirmam, para seja iniciado o devido tratamento.
A evolução dos equipamentos de ultrassom permite a visualização de alterações ainda no começo, possibilitando o tratamento precoce de várias enfermidades.
O exame de ultrassom tem diferentes vantagens como baixo custo, não emitir radiação, não usar contraste, ser prático e simples.
Como funciona
A ultrassonografia (USG), também conhecida como ultrassom ou ecografia, é um exame realizado por um transdutor que emite ondas de som por meio do contato com o corpo humano e cria uma imagem do local examinado.
O ultrassom não emite radiação e, por isso, é recomendável para gestantes e crianças. É um método versátil, prático, sem efeitos colaterais e permite diagnóstico instantâneo através de imagens nítidas e detalhadas.
A ultrassonografia é muito conhecido por sua função de revelar o sexo do bebê e também realizar o acompanhamento gestacional. No entanto, a ultrassonografia também é importante para avaliar outras situações e regiões do corpo.
Com este exame é possível visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo, devido às variações de seus componentes e densidades nas estruturas. O fluxo sanguíneo também poder ser observado quando o exame é feito com Doppler.
Conheça 7 indicações para Ultrassom
Ultrassom do Abdômen
O ultrassom abdominal é indicado para avaliação de órgãos como o fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, intestino, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais.
São investigadas dores no abdômen, presença de líquidos, casos de traumatismo ou pancadas na barriga. Também são observados o crescimento de algum órgão interno, a presença de aneurisma na artéria aorta, estreitamento ou dilatação das artérias do abdome.
Também pode detectar hérnias de parede abdominal (inguinal/umbilical), cálculos nos rins e na vesícula, tumores benignos ou malignos, doença hepática, cirrose, pancreatite e inflamações.
Outro papel importante da USG é no diagnóstico de uma apendicite, que é um inflamação do apêndice. Nessa situação, este pequeno órgão gera fortes dores e pode ser necessário a realização de uma cirurgia emerginal para retirá-lo
Ultrassom de Tireóide
A USG se tornou muito importante no diagnóstico das doenças da tireoide. Através dela é possível observar o tamanho e o formato da glândula, analisar suas características e padrões de vascularização, além de diagnosticar a presença de nódulos.
Esse exame também pode ser realizado para guiar uma biópsia, por exemplo, em caso de suspeita de tumor.
Ultrassom da Próstata
A Ultrassonografia de Próstata pode ser feita de duas formas via retal ou via abdominal.
O primeiro é o mais preciso, pois a distância entre o transdutor e a próstata é menor, facilitando a visualização e permitindo identificar alterações ou lesões na região.
O segundo é um procedimento mais confortável por não ser invasivo e também é utilizado para avaliar eventuais problemas na região
Esse procedimento auxilia o diagnóstico do câncer de próstata, que é um dos mais comuns nos homens. Portanto, é fundamental realizar exames preventivos pelo menos uma vez por ano, principalmente, a partir de 50 anos.
Ultrassom das Partes Moles
Tumores, nódulos e abcessos podem não ter uma localização específica, e o ultrassom de estruturas de partes moles pode ser solicitado para uma avaliação. Além disso, o exame também pode verificar corpos estranhos.
Ultrassom das Mamas
O ultrassom da mama analisa de maneira precisa o tecido mamário e diagnostica possíveis lesões sólidas e nódulos. Normalmente, é solicitado por um profissional após sentir alguma elevação/caroço durante a palpação da mama.
Esse exame é recomendável para mulheres com histórico familiar ou pessoal de câncer de mama, mulheres jovens e grávidas, como forma de prevenção.
Também é indicado para mulheres com implantes mamários de silicone e também para quem tem mamas densas e difíceis de analisar na mamografia. Além de auxiliar na realização de biópsias.
É importante esclarecer que, principalmente a partir dos 40 anos, este exame é complementar à mamografia e não a substitui.
Ultrassom do Útero e do Ovário
A ultrassonografia transvaginal é indicada para visualizar imagens dos órgãos internos, como útero, trompas de Falópio, ovários, colo do útero e vagina.
Este exame pode diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como miomas cistos de ovário, endometriose, infecções, gravidez ectópica e também pode confirmar uma possível gravidez.
Por não ser doloroso e não emitir radiação, este é um exame frequentemente recomendado por ginecologistas, em caso de alteração no sistema reprodutor da mulher.
Ultrassom Gestacional
A ultrassonografia é fundamental na obstetrícia, onde é possível observar o feto, a placenta, os ovários, a anatomia do útero, entre outros órgãos.
O objetivo desse exame é avaliar o estado de saúde em que o bebê se encontra, determinar o sexo e identificar alterações morfológicas.
Ao longo da gestação, diferentes ultrassonografias são realizadas, a fim de acompanhar todo processo e contribuir para uma gravidez saudável para o bebê e para mãe.
Como e onde fazer seus exames de Ultrassom
A clínica Tomocenter realiza com qualidade os diferentes exames de Ultrassom.
Sinta-se à vontade para solicitar seu agendamento online ou via whatsapp com conforto e comodidade.