A lesão no joelho merece atenção dobrada por se tratar de uma das articulações mais fortes e importantes do corpo humano.
Além de sustentar o corpo, o joelho permite que a perna se movimente em relação a coxa, flexionando e estendendo.
Os movimentos despendidos por essa parte do corpo são fundamentais para realizarmos atividades básicas do dia a dia, como andar, correr, sentar, entre outras.
Conheça mais sobre essa articulação e fique atento a possíveis lesões que podem ocorrer.
Como é e como funciona o joelho
As articulações do corpo são responsáveis pelos movimentos que realizamos, elas conectam os ossos e cartilagens de nossos membros. Uma delas é o joelho, formado do encontro entre três ossos: fêmur, tíbia e patela.
A estrutura é composta por quatro ligamentos:
- Cruzado Anterior;
- Cruzado Posterior;
- Colateral Medial;
- Colateral Lateral.
Dois meniscos: medial e lateral, a cartilagem articular e a membrana sinovial, que lubrifica as estruturas do joelho através de um líquido.
Esportes e lesões
As atividades físicas são frequentemente associadas à saúde e ao bem estar físico e mental, mas se realizadas de maneira irregular podem provocar sérios problemas, como a lesão dos joelhos, por exemplo.
O futebol, o levantamento de peso, a corrida e a luta são só algumas das modalidades que podem eventualmente trazer prejuízos.Por isso, é indispensável ter orientação de profissionais antes de iniciar qualquer atividade física, para que você saiba sua limitações e realize os exercícios da melhor forma.
Alguns procedimentos como aquecimento, alongamento e hidratação são sempre recomendados no pré-treino para evitar o lesionamento.
Mas, se o problema ocorrer, por acidente ou execuções erradas, é importante buscar o diagnóstico correto para iniciar o devido tratamento.
Dentre os exames de imagem, a Ressonância Magnética é extremamente eficaz .
Ressonância Magnética
A Ressonância Nuclear Magnética (RNM ou RM) é um procedimento para pesquisar e analisar doenças ortopédicas, neurológicas, abdominais, cervicais e cardíacas.
Nela, um campo magnético é gerado e permite enxergar o interior do organismo humano por meio do mapeamento de moléculas de água.
Procedimento
A pessoa que passa pelo exame de ressonância magnética deita-se numa maca e é orientada a ficar imóvel é introduzida no aparelho.
Em seguida, o técnico responsável pela realização da ressonância ativa a emissão de ondas de rádio, que percorrem a parte do corpo escolhida.
Como os movimentos impossibilitam a captação de imagens precisas, as crianças e os pacientes que não consigam se controlar necessitam ser sedados antes.
Além disso, é muito importante o relato prévio sobre uso cirúrgico ou não de algum componente metálico no corpo, pois em alguns casos, pode haver dano ao paciente.
Vantagens
Além de ser totalmente indolor, o exame não submete o paciente a radiação. Dependendo do objetivo, o teste pode durar apenas 15 minutos.
Lesões e problemas no joelho diagnosticados através de Ressonância
Os danos mais comuns a ele são:
Rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
É uma das lesões mais comuns no joelho e pode ser causada quando ocorre uma mudança rápida de direção, parada repentina de um movimento e também por pancadas.
Costuma causar dor intensa, inchaço e incapacidade movimento normal. Na maioria dos casos exige cirurgia.
Rompimento do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)
O rompimento do ligamento cruzado posterior é mais raro que o do LCA. Pode ser ocasionado por acidentes de trânsito e quedas de alturas em que o joelho é diretamente contundido. Pode também ser ocasionado durante a práticas de esportes como lutas e futebol.
Após o trauma, o joelho fica dolorido e moderadamente inchado, ficando ainda uma sensação de instabilidade. Na maior parte dos casos não é preciso cirurgia.
Luxação patelar
A luxação ocorre quando o osso sai da posição correta e se desarticula do sulco femoral.
Isso pode acontecer em decorrência de pancadas na região ou até mesmo por alterações ósseas.
Normalmente é perceptível a olho nu e o principal sintoma é dor incapacitante; a pessoa fica incapacitada de dobrar ou esticar a perna.
Condromalácia patelar
É um desgaste na cartilagem do joelho que ocasiona uma inflamação na região.
Essa lesão pode provocar crises de dores agudas ou dor nenhuma, nos casos de dor intensa é necessário medicação.
Não há consenso sobre as causas da Condromalácia, mas o estresse repetitivo das articulações do joelho pode ser um fator.
Esse desgaste também pode estar relacionado à fraqueza muscular na região do joelho e quadril ou à fratura e deslocação; além de sobrecarga no joelho.
Artrose
Essa doença causa degeneração e frouxidão das articulações, como as do joelho.
Apesar de não haver cura, há tratamento através de medicamentos para aliviar a dor e inflamação e exercícios fisioterapêuticos que ajudam a controlar a doença.
Tendinite patelar
É a inflamação do tendão localizado na região abaixo da rótula, caracterizada por uma dor pontual na área.
Dependendo do nível, a dor pode aparecer e até mesmo durante e após a atividade física; em alguns casos o tendão chega a romper completamente, o que pode implicar cirurgia.
Síndrome do trato iliotibial (STIT)
Também conhecida como joelho ou tendinite de corredor, a STIT é uma inflamação que pode ser causada por diversas situações como má postura, pisada pronada (para dentro), excesso de atividades, entre outras.
Os principais sintomas são hipersensibilidade na região, dor na lateral do joelho e ao estender ou flexionar a articulação, além de inchaço.
O tratamento é feito através de anti-inflamatórios, analgésicos, gelo e fisioterapia; somente em casos mais graves é indicado intervenção cirúrgica.
Lesão no menisco
Trata-se de um dor localizada na parte da frente do joelho, podendo chegar à lateral se a lesão for de menisco lateral ou na parte mais interior se lesão for no menisco medial.
Essas lesões geralmente aparecem após uma forte batida no joelho. Outras situações que também podem lesionar o menisco são viradas rápidas, agachamentos intensos, levantamento de peso excessivo, entre outras.
A recuperação pode ser feita por meio de cirurgia ortopédica seguida de fisioterapia.
Cuidados com o joelho
Se você já sentiu algum desses sintomas, não espere sua dor aumentar.
Faça uma visita ao médico especializado e faça o agendamento de exame para a certeza de que está tudo bem.