Outubro Rosa é uma importante campanha de conscientização para estimular o controle do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam-se aproximadamente 60 mil novos casos de câncer para cada do biênio 2018-2019.
Infelizmente, no Brasil, é o tipo mais comum depois do câncer de pele Diante disso, é importante que a prevenção seja prioridade das mulheres, que são o alvo principal.
Câncer de mama
O Câncer de Mama é causado devido à multiplicação de células anormais da mama. Ele pode começar de diferentes partes do seio, mas a maioria se dá nos ductos que levam o leite até o mamilo (cânceres ductais).
Ainda que muitos tipos de câncer de mama possam manifestar um nódulo no seio, não são todos. Muitos cancros são encontrados somente em mamografias de rastreio. O exame pode, inclusive, detectar a presença antes mesmo de serem sentidos através do toque e do desenvolvimento dos sintomas.
Câncer Benigno x Câncer Maligno
A maioria dos nódulos mamários são benignos, ou seja, não são cancerosos. No entanto, eles podem aumentar o risco de uma mulher contrair Câncer de Mama.
Por isso, tanto o autoexame quanto os exames de rotina devem ser feitos, para que médicos possam orientar o tratamento correto.
Fatores de risco
Muitos fatores estão relacionados ao Câncer de Mama. Eles podem ser comportamentais ou hormonais.
Dentre os fatores hormonais podemos citar a obesidade, o sedentarismo e excessivo consumo de bebidas alcoólicas.
Já dentre os fatores hormonais ou história reprodutiva, citamos os problemas na menstruação, reposição hormonal, não ter filhos e uso de contraceptivos por tempo prolongado.
Há ainda fatores hereditários, como quando há histórico familiar de câncer de mama ou câncer de ovário.
É importante salientar, que o risco de desenvolver a doença aumenta com o passar dos anos. A partir dos 50 anos, se faz necessário a realização de auto-exame e exames de mamografia de forma rotineira e constante.
Sintomas do Câncer de Mama
Os principais sintomas do Câncer de Mama são:
- Nódulo ou caroço na mama;
- Pele avermelhada, inchaço ou dor;
- Alterações do tamanho e na forma;
- Saída espontânea de líquidos pelo mamilo (principalmente, sangue);
- Alterações na aréola; formação de feridas ou endurecimento da pele;
- Presença de inchaço e nódulos nas axilas.
Prevenção e diagnóstico
Os exames de rastreamento do câncer têm por objetivo diagnosticá-lo antes de aparecer os sintomas. Além disso, permitem que o tratamento seja feito de forma precoce e correta, evitando problemas futuros.
O autoexame das mamas é uma maneira importante de prevenção, através do toque é possível que alguma alteração seja encontrada.
Contudo, nem sempre isso acontece e portanto apalpar os seios não é suficiente. A mamografia é o exame que permite assertividade e segurança no diagnóstico.
Outra missão importante para as mulheres é conhecer o histórico familiar para doença, pois isso já é um caminho para prevenção.
Além disso, adotar hábitos saudáveis é indispensável, pois praticar atividades físicas e ter uma alimentação equilibrada também são fatores determinantes para saúde.
Mamografia, a radiografia das mamas
A mamografia é uma radiografia das mamas. É feita através de um equipamento de raios x (mamógrafo), que capta imagens e é capaz de identificar alterações suspeitas.
Fazer o exame de mamografia regularmente pode ajudar a encontrar o câncer de mama anos antes dos sintomas físicos se desenvolverem ou de se desenvolver em estágio inicial.
É através da antecipação do diagnóstico que o tratamento é mais bem sucedido.
Exame anual e a campanha Outubro Rosa
A partir dos 40 anos é recomendável realizar o exame de mamografia anualmente. Mulheres com algum risco de ter a doença podem começar a fazer o exame antes.
A campanha Outubro Rosa é fundamental na luta contra o Câncer de Mama. Ela funciona como uma lembrança coletiva, que incentiva a realização dos exames todos os anos.
No Brasil, o exame anual apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade pela doença.
Tratamento do Câncer de Mama
Os tratamentos para o Câncer de Mama variam de acordo com o estágio em que foi diagnosticado. Eles podem ser clínicos (medicação, quimioterapia, radioterapia) e cirúrgicos (mastectomia).
O mais importante é buscar esclarecimento e orientação com os médicos especializados, a fim de que o paciente seja atendido de forma responsável e eficaz.
Também é preciso buscar apoio da família, dos amigos e também de profissionais como psicólogos, tanto pelo desafio do tratamento em si, quanto pelas questões de autoestima.
Seja sua prioridade
Não adie o cuidado que você deve ter com a sua saúde. Um em cada três casos de câncer pode ser curado caso seja diagnosticado no início. No entanto, por medo ou desconhecimento, muitas pessoas atrasam o diagnóstico.
Diante disso, é necessário abandonar as crenças sobre o câncer, e deixar de encarar a doença como uma sentença e sim, buscar se cuidar com atenção e amor.
Mamografia em BH
Em Belo Horizonte é possível realizar o exame na Clínica Tomocenter. Localizada na avenida Barbacena, no centro da capital, a clínica realiza o exame de Mamografia Digital em milhares de mulheres todos os anos.
Entre em contato e solicite o agendamento do seu exame. Será um prazer atendê-la!