Carregando..

Ressonância Magnética com Contraste: Tudo que você precisa saber

A Ressonância Magnética com contraste é um exame comum, seguro e que não utiliza qualquer tipo de radiação.

Um recurso de grande valia para a avaliação dos órgãos e vasos sanguíneos do paciente, o contraste realça as estruturas observadas, ampliando o poder de análise e a assertividade de diagnóstico do médico.

Entenda:

O que é Ressonância Magnética com contraste

A Ressonância Magnética é um exame de diagnóstico que por si só, gera imagens internas do corpo e suas estruturas a partir de um campo magnético.

Em alguns casos, as imagens obtidas pelo exame de Ressonância tradicional não são nítidas ou clara o suficiente para se determinar um diagnóstico com toda precisão necessária.

Nestes casos faz-se uso do contraste, uma substância que permite observar com maior clareza, facilitando a diferenciação de órgãos e vasos sanguíneos.

ressonância magnética com contraste em BH

O que é o contraste

O contraste é uma substância que pode ser administrada por via oral ou intravenosa.

O objetivo principal do contraste na Ressonância Magnética é tornar os resultados mais precisos ao diferenciar tecidos e órgãos saudáveis de regiões que apresentam alterações, aumentando a precisão do diagnóstico e possibilitando que o médico detecte alguma anormalidade indicativa de uma lesão ou patologia.

Tipos de contraste

Os tipos de contraste para ressonância magnética mais comuns estão baseados no uso de gadolínio (Gd), manganês (Mn) e óxidos de ferro.

Desses, o mais comumente usado é o gadolínio, considerado bastante seguro pois não costuma provocar reações.

Contraste à base de gadolínio

Esse é o contraste mais comum para Ressonância Magnética.

É o mais reconhecido pela eficácia na identificação de lesões e tumores, além da baixa taxa de reações adversas.

O gadolínio é contraindicado para pacientes com:

  • Pacientes que já tiveram alergia a contrastes;
  • Pessoas com asma brônquica;
  • Predisposição genética a apresentar hipersensibilidade (alergia).

Apesar de ser extremamente seguro e sem reações adversas mais sérias, o gadolínio é também contraindicado para pacientes com insuficiência renal aguda, especialmente se houver insuficiência hepática.

O contraste à base de gadolínio é eliminado pela urina do paciente em até 24 horas.

Contraste à base de óxido de ferro

Partículas de óxido de ferro são usadas para estudos do fígado, baço e sistema linfático, pois se associa ao sistema retículo endotelial.

Em alguns casos, alcançaram resultados bem-sucedidos no diagnóstico de tumores hepáticos. Também não é um dos tipos de contraste para ressonância magnética muito usual.

Contraste à base de manganês

O manganês é usado como agente de contraste para detectar lesões hepáticas. É excretado na bile.

Não é um agente de contraste usual no Brasil.

Objetivo comum

Mesmo sendo substâncias distintas, o objetivo do contrastes é um só: tornar os resultados mais precisos ao diferenciar tecidos e órgãos saudáveis de regiões que apresentam alterações, aumentando a precisão do diagnóstico.

Isso acontece porque o contraste reage de forma diferente nessas estruturas, possibilitando que o médico visualize células anômalas indicativas de uma lesão ou um tumor, por exemplo.

Sem a aplicação do contraste, as imagens poderiam não ser nítidas o suficiente.

Informe antes do exame

Alguns casos devem ser tratados com maior carinho e atenção, principalmente observando-se a possibilidade de reações adversas.

Não deixe de informar ao médico e ao agendar o seu exame, se você se encaixar em algum dos casos:

  • Alergia;
  • Amamentação;
  • Aparelho de surdez;
  • Clipe de Aneurisma Cerebral;
  • Diabetes;
  • Faz diálise;
  • Fragmentos metálicos como pinos, placas, parafusos, estilhaços;
  • Gravidez;
  • Hipertensão;
  • Implante de ouvido;
  • Insuficiência renal crônica;
  • Lentes de contato;
  • Marcapasso/válvula cardíaca;
  • Piercing;
  • Prótese dentária;
  • Prótese peniana;
  • Tatuagem ou maquiagem definitiva;
  • Trabalhou em indústria de metais com produção de serragem ou farpas;
  • Uso de medicações.

Dúvidas comuns

Todo exame de ressonância precisa de contraste?

Nem todo exame de ressonância magnética precisa de contraste, como costuma ser o caso daqueles que são solicitados para avaliar um problema ortopédico.

Porém, na maior parte das vezes, a administração do contraste é necessária para que as imagens sejam mais nítidas.

Quando precisa usar contraste?

Em geral, o médico que solicita o exame costuma informar ao paciente se a ressonância magnética precisa de contraste, mas essa informação só poderá ser confirmada pela clínica onde ela será realizada.

Contraste na ressonância magnética é seguro?

Antes de se dirigir para a sala do exame, é de praxe que o paciente responda a um questionário sobre suas condições de saúde e assine um termo de consentimento para o uso do contraste, contendo uma lista de possíveis efeitos colaterais.

Embora essa relação de complicações possa ser bastante assustadora, o gadolínio dificilmente oferece riscos para o paciente, e as reações alérgicas a ele são raras.

Além disso, por não conter iodo, o contraste utilizado na ressonância magnética é mais seguro do que aquele utilizado na tomografia computadorizada, que tem um potencial alergênico mais elevado.

Felizmente, os efeitos colaterais mais comuns dos contrastes à base de gadolínio são pouco perigosos, como sensação de calor, dor de cabeça e sabor estranho ou metálico na boca.

Mulheres grávidas ou em amamentação podem usar o contraste?

Em geral, mulheres que estejam grávidas ou amamentando podem fazer exames de ressonância magnética, mas pode haver restrições quanto ao uso do contraste.

Nas gestantes, costuma-se evitá-lo por não haver estudos suficientes comprovando sua segurança – embora também não haja pesquisas que demonstrem que o contraste seria perigoso para a mulher ou o bebê.

Já no caso das mulheres que estão amamentando, recomenda-se que o aleitamento no seio seja suspenso por 24 horas depois da administração do gadolínio endovenoso.

A Ressonância Magnética com contraste é contraindicada para bebês recém-nascidos com menos de quatro semanas também pela falta de estudos científicos demonstrando sua segurança nesses pacientes.

Valor da Ressonância com contraste

O valor do exame de Ressonância com contraste pode variar de acordo com a estrutura a ser observada, a variação e complexidade do exame solicitado pelo médico responsável.

Entre em contato com nossa equipe para avaliar o preço do seu exame.

Na Tomocenter você conta com exames acessíveis, ampla cobertura de convênios e planos de saúde, além de encontrar o melhor preço para realização do seu exame.

Onde fazer a Ressonância com contraste em BH

Além de prestar serviços especializados na área de exames de diagnóstico por imagens a 30 anos em BH, a Clínica Tomocenter busca constantemente melhorar seus procedimentos com base na experiência e depoimentos de seus pacientes.

Entre em contato para avaliar a proposta de realização do seu exame e fazer o agendamento.

A solicitação de agendamento pode ser feita via telefone, whatsapp e e-mail.

Agende seu Exame

Fale via Whatsapp

Seg. a Sex de 7h às 19h.

Sábado de 7h as 13h.

Telefone

(31) 3337.7763

Mobile / Whatsapp

(31) 9.9449.9441

Nosso Endereço

Av. Barbacena, 839

Bairro Santo Agostinho - BH

Estacionamento exclusivo para pacientes.