Blog |
voltar

Tomografia Computadorizada de Crânio: por que fazer esse exame?

A Tomografia Computadorizada de Crânio é um exame que capta imagens da região crânio-encefálica através de Raios-X. Essa tecnologia permite visualizar o cérebro, estrutura óssea e encéfalo, gerando imagens de excelente resolução.

A TC de Crânio auxilia no diagnóstico preciso de diferentes patologias.  É método que fornece informações mais detalhadas que radiografias regulares e possui alto  grau de confiabilidade.

Nesse sentido, o tomógrafo Multi Slice é a tecnologia de última linha em relação à tomografia computadorizada, com rápida velocidade para produzir imagens e uma resolução superior e de excelente qualidade.

Tomografia computadorizada

Crânio

 Para que serve?

Desde uma dor de cabeça, até problemas mais complexos como um tumor cerebral, a Tomografia Computadorizada de Crânio auxilia na realização de diagnósticos precisos e, consequentemente, contribui com o tratamento.

Em se tratando de sintomas menos graves, o médico pode indicar uma tomografia da cabeça como parte de sua conduta preventiva e avaliativa. Como, por exemplo, casos de dores de cabeça, tosse, congestão nasal crônica, sinusites, inchaços, lesões na cabeça, tontura ou dificuldades de equilíbrio e também mudanças de comportamento ou na personalidade.

Em situações mais graves,como tumor cerebral maligno ou benigno, aneurisma, derrame, hemorragia, traumatismo craniano, mal-formações, infecção, hidrocefalia, ataques epiléticos, entre outros,  além de indicado, este exame pode ser fundamental para o diagnóstico.

Destacamos abaixo dois problemas considerados sérios e que merecem atenção.

Tumores Cerebrais

Um tumor no cérebro é um crescimento anormal de células dentro do crânio que pode ser benigno ou maligno. Sua origem pode ser no próprio cérebro ou resultado de uma metástase, ou seja,  espalhado  para o cérebro a partir de uma outra parte do corpo.

De acordo com INCA (Instituto Nacional do Câncer),  os tumores do cérebro são a segunda causa principal de câncer em jovens com menos de 15 anos. Além disso, é responsável por 4% das mortes por câncer.

Cefaleias, mudanças na personalidade, convulsões, dificuldade de concentração, perda de equilíbrio e falta de coordenação são possíveis sintomas dos tumores cerebrais. Esses indícios são frequentemente confundidos com outras doenças, por isso, é preciso estar atento para que o problema não demore a ser descoberto.

Os exames de imagem, como a Tomografia Computadorizada de Crânio, contribui para detectar tumores cerebrais e auxilia no diagnóstico ainda em estágio inicial, o que facilita no tratamento e aumenta a sobrevida. Portanto, em caso de sintomas recorrentes, o paciente deve buscar orientação médica o quanto antes.

Traumatismo Craniano

O traumatismo craniano é uma  contusão ou lesão que ocorre na cabeça, podendo aparecer imediatamente ou se desenvolver ao longo de várias horas. O crânio tem a função de proteger o cérebro, no entanto, em caso de pancadas mais fortes podem ocorrer lesões sérias que devem ser tratadas imediatamente.

Os sintomas comuns para identificar o traumatismo envolvem dores de cabeça intensas, desmaios, sonolência, sangramentos graves na cabeça, perda de memória, perda de equilíbrio e confusões mentais. Diante disso, é preciso recorrer o mais rápido possível a algum suporte médico de emergência.

Além disso, como existem situações em que os sintomas podem demorar um tempo para aparecer, é importante monitorar a vítima para que ela possa ser socorrida.

O tratamento do traumatismo craniano deve ser feito por médicos especializados. Normalmente, é iniciado com exames de diagnóstico, como a tomografia computadorizada, que permite detectar fraturas ou possíveis danos. A cura é possível, porém podem ficar eventuais sequelas, principalmente, se o cérebro for afetado (traumatismo cranioencefálico).

 Como funciona

O tomógrafo Multi Slice é um equipamento computadorizado que utiliza Raios X para gerar imagens do crânio em fatias milimétricas. É um método rápido, com baixa radiação e alta precisão.

A tomografia computadorizada de crânio é feita com o paciente deitado de barriga para cima. Durante o exame, o paciente será movido para dentro do tomógrafo, que tem a forma de um anel, é importante que ele fique imóvel todo tempo.

A tomografia é feita sem anestesia e não provoca nenhum tipo de dor. Além disso, sua duração é inferior a 5 minutos, dependendo da área a ser analisada e também do nível de detalhes. Após o exame, a pessoa já fica liberada para retomar suas atividades.

É importante destacar que o preparo são 4 horas de jejum absoluto. Em relação à radiação, o controle de dosagem é  rígido e deve ser mantida no nível mais baixo possível. Portanto, dentro dos limites e padrões, não há risco.

Cuide da sua saúde

Fazer exames regulares é uma forma de prevenção e cuidado com a saúde. Além disso, é importante escolher profissionais capacitados e que se preocupam em oferecer o melhor atendimento.
Nossa clínica  aposta em equipamentos de última geração, como o , e possui qualidade superior na realização de exames. Nosso objetivo é entregar um diagnóstico preciso e adequado a cada paciente.

Faça seu agendamento de exame online e venha conferir de perto nosso trabalho.

Outras informações: 31 3337.7763 | 31 2513.6001

contato@tomocenter.com.br

31-99449.9441

 

Agende seu exame online, com conforto e comodidade

Clique aqui para solicitar seu agendamento

Agende seu exame

Solicite o agendamento do seu exame online, com conforto e comodidade.

SOLICITAR AGENDAMENTO