Blog |
voltar

Tomografia computadorizada e o diagnóstico precoce

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e 2019. Além disso, sua incidência no mundo cresceu 20% desde a última década.

O câncer é uma doença silenciosa e, por esse motivo, pode impedir que as pessoas iniciem o tratamento de forma mais rápida. Por isso, a realização periódica de exames, como a tomografia computadorizada, é uma medida importante para o diagnóstico precoce e, consequentemente, contribui para o combate da doença ainda no início.

Ficar atento à saúde amplia as chances de cura e que possíveis tumores voltem. Conheça a Tomografia Computadorizada.

Qualidade e Precisão

Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada é um exame que capta imagens em alta definição de estruturas  de todo corpo, utilizando doses controladas de Raios X. Através deste exame é possível ver detalhadamente partes específicas, como, por exemplo, os ossos, o coração, o pulmão, dentre outros.

As imagens são captadas por um equipamento e enviadas para um computador, onde a visualização é feita em cortes, como se fossem fatias. Há também o recurso visual de montagem tridimensional.

Para realizar o procedimento, o paciente deita em uma maca especial e é deslocado para dentro de um aparelho circular, que vai girar em sua volta a fim de registrar ângulos e posições diferentes, formando um espectro completo do corpo.

A tomografia computadorizada permite obter reproduções precisas, detectando alterações muito pequenas. Possibilita também realizar o estudo de secções transversais do corpo e distinguir, entre si, menores diferenças de densidade nos tecidos, captando detalhes que não seriam vistos em radiografias comuns.

Este exame é um dos principais métodos de diagnóstico, devido à qualidade das imagens, a precisão nos dados e a velocidade no processamento de informações.

Câncer de pulmão e tomografia

O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos e apresenta aumento de 2% ao ano em sua incidência mundial, de acordo com o INCA. Diminuir o fumo, ou até mesmo parar de fumar, é a principal forma de evitar o problema e diminuir os índices de mortalidade. Porém, se o câncer já estiver presente, quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de um tratamento eficaz.

Infelizmente, o câncer de pulmão não emite sinais claros de sua presença, aparecendo apenas com a progressão da doença. Por isso, através da tomografia computadorizada, é possível ver o pulmão em fatias milimétricas, permitindo detectar e medir as dimensões de nódulos e neoplasias, benignas ou malignas.

Portanto, a tomografia computadorizada é um exame aliado ao diagnóstico desse tipo de câncer e  de outros, bem como no sucesso de um tratamento precoce.

Como funciona o exame

A tomografia é simples, rápida (em torno de 20 minutos), não invasiva e totalmente indolor. O paciente deve deitar na maca e ficar imóvel, para colaborar com o resultado das imagens. Dependendo do exame, como no caso do tórax, é necessário que o paciente prenda a respiração por um curto tempo.

Pode ser necessário a administração de contraste por via venosa, assim primeiramente é feita uma varredura simples, em seguida, outra com o contraste. O contraste é utilizado para facilitar a identificação de tecidos doentes, pois a aparência pode ser semelhantes aos saudáveis.

Após a realização do exame, o paciente pode retomar suas atividades normalmente.

Para que serve

A tomografia computadorizada pode detectar, desde cefaleias até tumores mais agressivos. Em se tratando do câncer, pode realizar não só o diagnóstico, como definir o estágio e, posteriormente, monitorar a resposta do tratamento.

Além disso, este exame também pode ser usado para identificar nódulos,  fraturas, obstruções circulatórias, alterações nos órgãos, anomalias teciduais e realizar diagnósticos nos vasos pulmonares.

Dessa forma, a tomografia permite que o médico entenda melhor a extensão e a localização de determinadas doenças, sendo um método altamente eficiente.

Quem pode fazer

Qualquer pessoa pode realizar o exame, exceto gestantes. Pacientes com dispositivos médicos implantáveis​​, como marca-passos cardíacos, podem realizar o procedimento sem qualquer risco. Assim como crianças, caso seja indicado.

Preparação

No geral, o exame de tomografia computadorizada, exige que o paciente fique de jejum antes do procedimento. E, em cada caso, pode haver considerações específicas.

Para saber mais informações sobre o preparo clique aqui.

Você precisa realizar este exame ?

Há 27 anos a Clínica Tomocenter realiza tomografia computadorizada, se tornando referência neste procedimento. Além de nosso corpo clínico especializado, contamos com uma moderna infraestrutura.

Será um prazer atendê-lo.

Mais informações: 31 3337.7763 | 31 2513.6001

contato@tomocenter.com.br

31-99449.9441

 

Agende seu exame online, com conforto e comodidade

Clique aqui para solicitar seu agendamento

Agende seu exame

Solicite o agendamento do seu exame online, com conforto e comodidade.

SOLICITAR AGENDAMENTO