A Tomografia do Pulmão, mais conhecida como Tomografia Computadorizada do Tórax ou TC Torácica, é uma importante aliada para avaliar a situação e evolução da Covid-19, doença que acomete especialmente os pulmões e já levou a óbito mais de 300 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.
A Tomografia também se torna um importante aliado no acompanhamento dos pacientes que já tiveram a doença, especialmente na observação do quadro de saúde a médio e longo prazo.
Antes de falar mais sobre o exame de imagem, é importante salientar que o exames mais indicados para detectar a presença da Covid-19 (Sars-CoV-2) no organismo, são os exames RT-PCR e os testes sorológicos.
O exame RT-PCR detecta o vírus a partir de amostras coletadas no nariz ou garganta do indivíduo, enquanto os testes sorológicos detectam os anticorpos produzidos pelo organizo após o contágio.
Papel da tomografia do pulmão em casos de Covid-19
A realização da Tomografia do Pulmão é de grande valia para os médicos no acompanhamento do quadro do paciente. É o principal meio para conferir a progressão da doença e verificar se o quadro está melhorando ou piorando.
Além disso, o exame se torna fundamental também no acompanhamento de médio e longo prazo, de forma a verificar o estado de saúde dos pacientes que podem vir a sofrer alguma sequela ou alteração mais grave nos pulmões.
Durante a pandemia do Covid-19, foi permitido realizar o exame sem o pedido médico, dada sua importância para o diagnóstico da infecção respiratória. Fora do contexto da pandemia, a tomografia computadorizada é realizada apenas a partir do pedido.
Papel importante no início da pandemia
No início da pandemia, o exame de raio-x e a tomografia computadorizada foram muito úteis pela escassez de testes disponíveis para diagnóstico nos serviços de saúde.
Especialmente na fase inicial do cenário que vivemos hoje, a tomografia foi importante pois ajudava a descartar outras doenças, como a presença de certas pneumonias virais.
O raio-x, embora seja um exame mais barato, é mais limitado e não consegue avaliar o tórax em todas as dimensões. Além disso, o exame de raio-x só consegue revelar alterações no pulmão em estágios mais graves e avançados, quando a tomografia pode identificá-las desde o estágio inicial.
A tomografia do Pulmão
A Tomografia do Pulmão é usada para identificar e avaliar diversas patologias que atingem o órgão do abdome superior.
O exame realizado em Belpo Horizonte pela Clínica Tomocenter, é um exame de imagem não invasivo, que produz imagens através da emissão de raios-x.
No exame é possível avaliar toda a região do tórax do paciente, incluindo a parte óssea, o tecido pulmonar, os vasos sanguíneos da região e parcialmente a parte gordurosa.
Como é feito o exame
O paciente deita-se na maca e permanece imóvel, com os braços elevados acima da cabeça.
A maca movimenta-se horizontalmente através do tubo, enquanto este gira e emite raios-x para produção das imagens.
Dependendo da orientação médica e do que se deseja estudar em específico, o exame pode ser feito com aplicação de contraste.
Duração do exame
A duração média para realizar uma tomografia de pulmão é geralmente inferior a 1 minuto, contudo se incluirmos a preparação e o posicionamento do doente no aparelho, o tempo total desde a entrada na sala, é geralmente 10-30 minutos.
Em caso de necessidade de administrar contraste este tempo é superior, uma vez que é necessária a punção para criar um acesso venoso e a realização de mais do que uma aquisição.
Quem não pode fazer o exame
A tomografia computadorizada é contraindicada para mulheres em gestação e aquelas que estão incertas em relação à gravidez (atraso menstrual). Quando o exame precisa ser feito com auxílio do contraste, é contraindicado para pacientes que tem alergia ao Iodo.
Diabéticos
Se já souber que o exame é com contraste e o paciente for diabético em uso de algumas dessas medicações: Metformina, Glucophage, Glucobay, Glicofage, Glifage, Glucoformin, Staform, Glucovance, Glipemil e Dimefor. Estes medicamentos devem ser suspensos no dia do exame e nos dois dias seguintes.
Os demais medicamentos em uso não devem ser suspensos sem devida autorização médica.
Preparo necessário
- Jejum de 4 horas de sólidos, caso o exame seja realizado com contraste.
- Ingerir apenas água durante o jejum;
- Evitar cremes, antitranspirante e óleos corporais no corpo;
- Se apresentar para o exame com os cabelos secos;
- Não se apresentar para o exame com adornos (brincos, relógio, pulseira, colar entre outros);
- Caso possua fragmentos metálicos no corpo (marca-passo, projéteis de bala, expansores, etc), informar ao atendente na confirmação do exame, para que possamos, juntamente com a área técnica e médica verificar a possibilidade de realização do exame.
Cuidados especiais durante a realização
Algumas medidas de biossegurança são importantes, principalmente por conta do cenário de pandemia. É importante verificar e contribuir para que elas sejam promovidas:
- limpeza e desinfecção do aparelho de tomografia entre cada paciente, bem como de objetos e superfícies;
- higienização frequente das mãos por parte da equipe de profissionais, especialmente antes e depois do contato com pacientes;
- uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscara cirúrgica, luvas, óculos de proteção e avental não estéril e
- descarte adequado de EPIs e outros materiais.
Valor da tomografia do pulmão
O valor do exame de tomografia do pulmão pode variar de acordo com a extensão a ser avaliada e a utilização ou não do constraste.
Na Tomocenter você encontrará o melhor preço para realização do seu exame.
Entre em contato com nossa equipe para avaliar o preço do seu exame.
Onde fazer o exame em BH
Além de prestar serviços especializados na área de exames de diagnóstico por imagens a 30 anos em BH, a Clínica Tomocenter busca constantemente melhorar seus procedimentos com base na experiência e depoimentos de seus pacientes.
Entre em contato para avaliar a proposta de realização do seu exame e solicitar o agendamento.
A solicitação de agendamento pode ser feita via telefone, whatsapp e e-mail.