Blog |
voltar

Check-Up Médico: Saiba quais exames fazer e qual a frequência ideal

densiometria óssea avaliação do fêmur

Com a rotina agitada de trabalho e compromissos, as pessoas costumam deixar para depois ou até mesmo esquecem de manter em dia as visitas ao médico e a realização de um check-up médico.

Muitas vezes as pessoas só vão ao médico quando sentem algo, possivelmente já doentes, e é por isso que consultas preventivas e os conhecidos check-ups médicos são tão importantes para preservar a saúde e bem estar.

Comece o ano com o pé direito – aproveite o mês de janeiro para realizar um check-up geral e garantir que seu 2019 seja saudável e tranquilo!

Confira no artigo as vantagens de realizar essa revisão na saúde:

check up médico

Motivos para fazer um check-up médico

Grande parte dos problemas relacionados à saúde podem ser evitados através da prevenção. O diagnóstico precoce amplia muito mais as chances de recuperação e cura de algumas patologias.

Através do check-up médico, as doenças podem ser identificadas em seus estágios iniciais, possibilitando mais chances de cura e tratamentos menos invasivos ao paciente.

Distúrbios de saúde como glicose, colesterol alto, tiroide, problemas na próstata, útero e mamas são por vezes silenciosos, e só com exames preventivos podem ser descobertos em tempo.

Frequência ideal

A recomendação da maioria dos médicos é o check-up anual. No entanto, para pessoas que já sofreram infarto, acidente vascular cerebral ou outras inconstâncias de saúde, precisam seguir uma rotina de exames preventivos estabelecidas pelo médico responsável.

Para os indivíduos que sofrem com hipertensão, diabetes, câncer ou outras doenças crônicas, a recomendação é a realização de exames a cada 6 meses.

E é preciso ficar de olho em alguns sintomas e alterações do corpo, como dor no peito, sono desregulado e cansaço em excesso – ao sentir algum problema procure um médico e realize exames o quanto antes.

Ao chegar aos 40 anos, a frequência (e tipos) de exames para homens e mulheres também muda, com essa idade é preciso ter uma atenção especial e implementar na rotina de check-up outros exames mais específicos.

Quais Exames fazer?

Um bom check-up deve investigar o estado de todos os órgãos e sistemas, como um exame clínico geral, além de exames complementares.

Hemograma, creatinina, colesterol, triglicérides, glicemia, exames de urina e fezes, teste ergométrico, eletrocardiograma, mamografia e tomografia são alguns dos procedimentos que não podem faltar para uma averiguação completa.

Lembrando que é sempre importante analisar o quadro clínico de cada paciente,  seu histórico de problemas anterior e também histórico familiar.

O fundamental é realizar essas análises com regularidade, pois essa é a função dos exames preventivos.

Faça seu check-up médico

Para garantir um sono mais tranquilo e despreocupado, faça um check-up completo com exames de alta precisão e qualidade.

exame de densiometria óssea

A Mamografia é o principal exame para diagnosticar o câncer de mama, que identifica lesões mamárias ou a presença de nódulos. O exame deve ser feito em  mulheres e homens, anualmente, a partir dos 40 anos.

Para diagnosticar acidentes vasculares cerebrais e analisar tumores em fases iniciais, a Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética são indicadas.

As mulheres precisam também realizar periodicamente o Ultrassom, exame capaz de analisar problemas no útero, nas trompas e ovários.

O exame de Densitometria Óssea, que pode ser feito no corpo inteiro, é indicado para prevenir a Osteoporose, e deve ser executado todos os anos.

O que mais preciso fazer?

O check-up vai ajudar na descoberta precoce de doenças como diabetes, hipertensão e quase todos os tipos de câncer. Mas além da realização de exames de rotina, é preciso adotar outros hábitos.

Uma vida mais saudável, com hábitos alimentares corretos e a prática de exercícios físicos, também aumentam suas chances de cura caso alguma doença se desenvolva.

Seu organismo precisa de cuidados constantes e o melhor remédio é sempre a prevenção.

Dicas

Estimule familiares e as pessoas ao seu redor a fazer um check-up completo! Esse incentivo pode promover a sua saúde e a de todos que você ama. Confira mais algumas orientações para que seu check-up seja impecável:

  • realize os exames regularmente;
  • apresente os exames anteriores no momento da nova avaliação, principalmente as mamografias em caso de análise das mamas;
  • converse com seu médico antes dos exames – ele pode sugerir orientações específicas segundo seu histórico médico;
  • siga a risca todas as indicações posteriores ao seu check-up: as sugestões são o resultado dos exames e precisam ser respeitados.

Agende seu exame

Solicite o agendamento do seu exame online, com conforto e comodidade.

SOLICITAR AGENDAMENTO