A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), mais conhecida pela população como “pressão alta”, é uma condição que afeta 1 em cada 4 brasileiros adultos, atualmente.
A doença pode ser causada por diversos fatores como hereditariedade, estresse, sedentarismo, alcoolismo e obesidade, e em consequência é a responsável por infartos, casos de insuficiência renal e até mesmo derrames cerebrais.
Uma pessoa com hipertensão é diagnosticada quando seus níveis de pressão arterial estão iguais ou superiores a 140×90 mmHg. É uma doença crônica – não tem cura, mas é possível ser controlada.
Como se prevenir e evitar a Hipertensão Arterial
Segundo informações de uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 21,4% da população do Brasil com mais de 18 anos sofre com a hipertensão. A condição é silenciosa e diversos pacientes não descobrem no princípio, por não apresentar sintomas, e isso pode desencadear mais problemas.
Adotar hábitos de vida mais saudáveis é a única forma de prevenir e ajudar no tratamento da hipertensão. Para quem sofre com essa doença é necessário mudar o “estilo de vida”, além do controle feito com medicamentos.
Confira algumas pequenas modificações na rotina que vão te ajudar a controlar a pressão:
1- Reduza o sal
Consumir sódio em grandes quantidades leva à retenção de líquido no corpo, logo se dá um desequilíbrio e, com isso, o coração bate mais rápido e causa a hipertensão.
O recomendado, por órgãos como a OMS (Organização Mundial da Saúde), é que seja consumido apenas 6 gramas de sal por dia, o que corresponde a 1 colher de chá. Diante disso, é preciso ter bastante cuidado com a alimentação, diminuindo o consumo de alimentos com altos índices de sódio, como enlatados.
O hipertenso também pode substituir o sal por outros temperos – comida bem temperada não é sinônimo de comida salgada, fique atento.
2- Evite fumar
O cigarro possui diversas substâncias tóxicas que aumentam a pressão em instantes. Ele também é fator de risco para doenças cardiovasculares e inflamatórias, além do câncer. Parar de fumar é essencial para controlar a doença, o cigarro pode até mesmo invalidar o efeito do medicamento que está sendo ministrado para o tratamento da hipertensão.
3- Perca peso
A gordura corporal em excesso também influencia no aumento da pressão arterial. Grandes quantidades de gordura abdominal podem dobrar as chances de infarto e diabetes. Há uma conexão direta entre peso e pressão, por isso, ao controlar seu peso você está diminuindo os riscos de que a pressão aumente através desse fator.
Evite, principalmente, o consumo de alimentos muito gordurosos e aposte em uma dieta rica com variedades de verduras, legumes e frutas.
4- Reduza o estresse
A ansiedade e o estresse causam várias reações ruins para o organismo, podendo acelerar os batimentos do coração, contrair vasos e consequentemente afetar a pressão. Estar sempre estressado pode aumentar ainda mais a pressão do hipertenso, o que atrapalha o tratamento e aumenta o risco de infartos e AVCs.
Tente reduzir o estresse e a ansiedade do seu dia a dia com meditação, pilates e atividades físicas. Estas podem ser algumas das alternativas para aliviar sua carga emocional. Se nada ajudar, em casos mais sérios, procure sempre a orientação de um especialista.
5- Faça exercícios regulares
O combate ao sedentarismo é fundamental para lutar contra a hipertensão. A prática de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea, controlando a pressão arterial e beneficiando o organismo como um todo.
Ao praticar atividades de forma regular, no mínimo três vezes na semana, você estará prevenindo inúmeras doenças. Caminhadas, exercícios aeróbicos e natação são boas opções para se exercitar, já práticas que envolvem o levantamento de pesos podem ser um risco.
O segredo é evitar exercícios muito intensos e praticar somente as atividades autorizadas pelo médico responsável pelo tratamento da sua hipertensão.
Outras recomendações
A hipertensão arterial, além de afetar o coração, pode resultar em problemas nos rins, na visão e até mesmo no cérebro. Com isso, seguir as orientações médicas é imprescindível.
Os hipertensos podem levar uma vida muito mais saudável se adotarem os bons hábitos, que podem ajudar imensamente no controle da doença.
Outras atitudes também são importantes:
- dormir bem: uma boa noite de sono relaxa e permite que os batimentos cardíacos voltem ao normal;
- diminuir o consumo de bebidas alcóolicas: exagerar na bebida pode afetar sua pressão arterial, bem como o restante do organismo;
- tomar seus medicamentos: siga as orientações do seu médico e não interrompa a medicação que controla a pressão e nem desrespeite os intervalos corretos da ingestão.
Check up médico completo
Mesmo tomando todos os cuidados citados neste texto, é preciso manter uma regularidade na realização de check ups médicos.
Para prevenir ou controlar a hipertensão, esteja sempre com seus exames em dia! É através dele que são observadas as mudanças e anomalias que ocorrem no nosso corpo saudável.