No dia 8 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Médico Radiologista e também o Dia Internacional da Radiologia.
Essa é uma área muito importante da medicina que se destaca na prevenção e no diagnóstico de doenças. Portanto, possui uma atuação direta no bem estar e na qualidade de vida de todos os pacientes.
Descoberta do Raio-x
A data foi escolhida em homenagem ao físico alemão Wilhehm Conrad Roentgen. Foi em 8 de Novembro de 1895, que Wilhehm deu início às experiências que levaram à descoberta de uma energia eletromagnética, capaz de atravessar o corpo humano e ser captada por um filme fotossensível. O nome escolhido, você com certeza já ouviu falar – “Raio-x”, a letra que representa o desconhecido.
Anos mais tarde, em 1903, após aperfeiçoar sua descoberta, Roentgen recebeu o Prêmio Nobel de Física. Pode-se dizer que, desde então, a radiologia médica passou a ser considerada uma especialidade.
Importância da Radiologia
A radiologia desempenha um papel determinante na vida de pacientes e médicos. Ela é dividida em dois segmentos: o diagnóstico e o terapêutico.
O primeiro, como o nome já diz, é responsável por diagnosticar condições através de diferentes exames de imagens e auxiliar os médicos no tratamento de patologias. Já o segundo, utiliza a radiologia como recurso de tratamento para doenças, como, por exemplo, o câncer.
Resultados precisos e rápidos
Em se tratando do campo de diagnóstico por imagem, os resultados precisos e rápidos dos exames direcionam as condutas médicas relativas a determinados tratamentos, o que comprova a importância da radiologia.
Os raios-x, por exemplo, costumam ser o primeiro tipo de exame solicitado pelos profissionais de medicina em caso de dor ou lesões, além de permitirem acompanhar a evolução de ferimentos ou doenças e guiar procedimentos.
Radiografia computadorizada
Durante muito tempo, existia apenas a radiografia convencional. Mas, com a evolução da tecnologia, surgiram as radiografias computadorizadas.
Através de um tubo de raios X que se move em volta do paciente, é possível captar imagens em diferentes ângulos e seriadas em cortes.
Estas são processadas e analisadas pelo computador, produzindo uma radiografia digitalizada, um método mais preciso, pois visualiza estruturas que antes não eram detectadas.
Tomografia Computadorizada
Os avanços trouxeram também outros exames, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, mamografia digital, densitometria óssea, entre outros.
Essas técnicas evoluíram não só na qualidade dos resultados, mas também na redução do tempo de execução dos exames, na diminuição dos fatores de riscos, se tornaram menos invasivas e até trouxeram a possibilidade de ver as imagens em tempo real.
Evolução da Radiografia
O aprimoramento da radiologia e a chegada de novos recursos tecnológicos permitem que essa área sempre evolua e ao mesmo tempo preserve seu papel essencial diante da manutenção da saúde.
O Médico Radiologista
O médico radiologista é o responsável pelo diagnóstico por imagem, através do estudo e utilização das tecnologias baseadas na física do raio-x, da ressonância magnética e do som. É ele quem analisa e emite laudos com dados clínicos sobre as condições do paciente.
O trabalho destes profissionais é fundamental para prevenir, detectar e apoiar as decisões de outros especialistas sobre como proceder.
Para que o resultado dos exames seja assertivo e eficaz, é indispensável o conhecimento, a experiência e a responsabilidade do médico radiologista.
Técnico em radiologia
Muitas vezes, quem executa o exame e opera os equipamentos é um técnico especializado em radiologia. Estes profissionais devem sempre agir com atenção e cuidado, cumprindo seu trabalho com qualidade no processo de realização do exame.
No entanto, quem sempre interpreta as imagens, elabora o relatório e faz as correlações clínicas é o médico radiologista. É este laudo que vai orientar outros médicos em suas condutas de tratamento e pode ser decisivo em diferentes situações.
A data de hoje reforça o reconhecimento e gratidão por todas as contribuições que a Radiologia e os Médicos Radiologistas trouxeram e trazem para sociedade, proporcionando saúde e qualidade de vida às pessoas.
28 anos de dedicação atuando em Belo Horizonte
Desde 1991, a Clínica Tomocenter atua com excelência na realização de diagnóstico por imagem, se tornando referência nessa área.
Buscando sempre evoluir e melhorar o seu atendimento, a clínica investiu em infraestrutura e equipamentos, além de manter um alto padrão de qualidade em seus serviços.
Atualmente, são realizados exames de Ressonância Magnética, Ultrassom, Doppler, Duplex Scan, Mamografia Digital, Densitometria Óssea e Tomografia Computadorizada. Além disso, a Tomocenter conta com um corpo clínico especializado em diferentes áreas.
Conheça o nosso espaço localizado em Belo Horizonte,1 na Avenida Barbacena, número 839, entre a Avenida Amazonas e o Hospital Vera Cruz.