A osteoporose é uma doença que causa a perda de massa óssea e, consequentemente, provoca a diminuição da densidade dos ossos, que ficam ocos, finos e sensíveis.
Os ossos são a sustentação do nosso corpo, é a fonte de cálcio necessária para a execução de diversas funções, como os batimentos cardíacos e a força muscular, tem atuação fundamental na locomoção, armazenam energia e produzem células sanguíneas, como o caso da medula óssea vermelha, presente na parte interna de alguns ossos, que fabrica leucócitos, entre outros.
Portanto, a saúde óssea merece atenção e cuidados. O diagnóstico precoce de doenças pode ser a chave para um tratamento de sucesso.
O que é osteoporose?
Normalmente, a osteoporose está relacionada ao processo de envelhecimento, mas pode ocorrer por diferentes fatores e, em graus elevados, o osso fica suscetível a fraturas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose atinge dez milhões de brasileiros.
Como descobrir se eu tenho osteoporose?
A osteoporose é uma doença silenciosa e, infelizmente, em alguns casos, o paciente só a descobre após uma fratura. O ideal é que exames preventivos sejam feitos, para que a doença seja diagnosticada e evite que isso aconteça
Este problema pode se manifestar em qualquer pessoa, porém aparece principalmente em idosos e pessoas do sexo feminino.
Exame de Densiometria Óssea
Densitometria óssea é um exame que mede a densidade mineral dos ossos, através do cálculo da concentração de cálcio e da comparação com padrões de idade e sexo.
O exame é o método mais seguro para avaliação da massa óssea e para o diagnóstico de doenças nos ossos, como a osteoporose. Preciso, seguro e, além de trazer o diagnóstico, aponta a intervenção necessária para cada caso.
Para pacientes acima de 50 anos, principalmente mulheres em fase de Peri/Menopausa, a densitometria óssea é recomendada periodicamente como, por exemplo, uma vez ao ano.
É importante estar atento ao corpo, observar os sinais e, principalmente, fazer consultas aos profissionais especializados.
Quem deve fazer Densitometria Óssea?
Embora a osteoporose esteja associada ao envelhecimento, não só os idosos devem se atentar aos cuidados. A realização de exames de prevenção, como é o caso da Densiometria Óssea, devem ser realizados regularmente, principalmente após os 40 anos, quando o desenvolvimento da doença passa a apresentar sinais mais expressivos.
Abaixo listamos alguns grupos de risco que devem ter ainda mais cuidado.
Se você pertence a algum deles, busque orientação médica para saber as devidas recomendações:
- Pessoas com histórico familiar de osteoporose;
- Pacientes com osteopenia (sugere a perda de massa óssea e, se não tratada, pode levar à osteoporose);
- Pessoas sedentárias;
- Pessoas com problemas na tireoide;
- Fumantes;
- Mulheres na menopausa;
- Pacientes que fazem uso contínuo de corticoides;
- Pacientes com doença reumática, doença gastrointestinal ou cálculo renal.
Como funciona este exame?
O exame de Densitometria Óssea é realizado por meio de aparelhos que avaliam as áreas mais sujeitas ao risco de fraturas.
Para avaliação da massa óssea, as partes de interesse na obtenção das imagens são, preferencialmente, o fêmur e a coluna vertebral.
As medidas calculadas pela densitometria são classificadas em normais, osteopenia, que é a primeira fase de baixa densidade mineral e osteoporose, que é a última.
A Clínica Tomocenter conta com o equipamento Lunar®, que alia precisão e rapidez na execução dos exames, que pode durar de cinco a 15 minutos. Além disso, é indolor, não invasivo, não gera desconforto e, principalmente, há pouca exposição à radiação ionizante.
Nosso aparelho também permite realizar o exame de corpo inteiro. Assim é feita a medida da composição corporal discriminando os percentuais de tecido magro (músculo) e tecido gorduroso em cada segmento do corpo.
Para este procedimento, não é necessário um preparo especial, apenas não fazer uso do comprimido de cálcio nas últimas 24 horas antes do exame, para que não interfira no resultado.
Tratamento e prevenção
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a prevenção à osteoporose acontece na infância e na adolescência.
Os pais devem estimular a ingestão de leite e derivados, orientar sobre fatores de risco e sobre a prática exercícios físicos que requeiram força muscular.
Medidas que também podem ser praticadas na fase adulta. Além disso, é importante fazer consultas regulares ao médico, pois pode ser necessário aumentar a dosagem de cálcio por suplementação.
Em se tratando do tratamento, ainda segundo a SBR, assim que a osteoporose é diagnosticada, o tratamento deve ser iniciado.
Entre as principais indicações estão:
- Tomar banhos de sol;
- Ingerir leite e derivados;
- Praticar exercícios físicos;
- Fazer o uso de cálcio e vitamina D;
- Eliminar fatores de risco como café, álcool, fumo e sedentarismo;
- Realizar exames de prevenção regularmente, principalmente após os 40 anos.
Conte com a Tomocenter
Para nós, é um privilégio promover saúde através dos serviços de diagnóstico por imagem. A Clínica Tomocenter está situada na Avenida Barbacena, número 839, entre a Avenida Amazonas e o Hospital Vera Cruz, na capital Belo Horizonte (MG).