Blog |
voltar

Melhor Idade: A importância da rotina e dos novos cuidados

melhor idade e os cuidados com a saúde

A chegada da terceira idade sinaliza a necessidade de algumas mudanças na rotina das pessoas.

A medida que o corpo humano envelhece, algumas de suas funções ficam comprometidas, afetando as capacidades físicas e mentais. Diante de todas essas mudanças, o risco do surgimento de diversas doenças aumenta.

Para alcançar um envelhecimento saudável, permanecendo ativo na sociedade, cuidando de corpo e da mente, são necessários cuidados específicos por parte dos idosos e de quem os acompanha.

melhor idade e os cuidados com a saúde

Cuidados com a alimentação

Uma das principais mudanças no dia a dia dos idosos é com os alimentos que vão ser consumidos. É indispensável inserir refeições equilibradas, tomando o cuidado para ter uma dieta que contenha fibras, vitaminas, cálcio, proteínas e outros nutrientes.

melhor idade e a alimentação adequada

Contudo, se é de suma importância a busca de orientação por um profissional de saúde pois, cada organismo apresenta necessidades e deficiências específicas.

Cada pessoa envelhece de uma forma, e logo desenvolve suas restrições e carências – o correto é procurar um profissional que vai criar uma dieta especial para atender as necessidades de cada organismo.

Fique atento: a hidratação é super importante e recomendada para todos, sem distinção! O consumo de pelo menos 2 litros de água por dia vai manter o corpo hidratado e saudável.

Exercícios físicos

O corpo precisa estar em constante movimento para evitar o atrofiamento dos músculos. A prática de exercícios físicos com moderação é também importante no envelhecimento, com o cuidado de respeitar os limites de cada pessoa.

Uma simples caminhada, alongamentos ou atividades mais específicas como pilates e hidroginástica podem ser boas opções. A movimentação é necessária para manter o corpo ativo.

Mas é importante ficar atento às suas limitações, além de consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico.

exercícios físicos na terceira idade

Fique atento as doenças mais comuns

Algumas doenças são conhecidas por serem “doenças que chegam com a idade”, pois surgem na faixa dos 65 anos em diante, mesmo quando são mantidos os cuidados com a alimentação e atividade física.

Hipertensão, doenças cardiovasculares (ocorrência de infarto ou insuficiência cardíaca), diabetes e a perda da audição estão entre as enfermidades que mais acometem os idosos.

Todos esses problemas têm uma forma de tratamento próprios, e a exigência de exames específicos vai depender da saúde e necessidade de cada paciente. Porém, alguns já são indicados para serem realizados com certa frequência, e assim, prevenir e/ou identificar doenças precocemente.

Exames essenciais para os idosos

Um bom check up médico vai garantir uma vida mais tranquila, já que a terceira idade exige mais cuidados, as idas aos consultórios médicos precisam acontecer mais vezes e, com isso, mais exames precisam ser feitos.

osteoporose e a densiometria óssea na melhor idade

Com a verificação por exames o idoso só tem a ganhar! Para o diagnóstico do câncer por exemplo, a Mamografia Digital deve ser realizada periodicamente para a prevenção do câncer de mama – tanto em homens, quanto em mulheres.

Já no caso da Osteoporose, doença também bastante comum com a chegada da velhice, é necessário a realização da Densitometria Óssea anualmente, sendo que esse exame já é recomendado a partir dos 50 anos de idade.

Para o diagnóstico de acidentes vasculares cerebrais ou analisar tumores e partes do crânio, a Tomografia Computadorizada é o exame ideal.

As mulheres precisam ainda realizar o Ultrassom, exame é capaz de identificar doenças no útero, nas trompas e ovários.

Com a chegada da idade, derrames também são um grande risco, e para diagnosticar esse problema ainda nos estágios iniciais, a Ressonância Magnética é o exame mais indicado, devido aos grande níveis de detalhamento e alta tecnologia que o procedimento possui.

Cuide-se!

Todos esses cuidados, dos mais simples aos mais exigentes são necessários. Por vezes a idade vem acompanhada de algumas dificuldades e perdas na disposição, mas durante a busca por um envelhecimento saudável, os cuidados com a saúde são muito importantes e não podem ser deixados de lado.

Para manter sua qualidade de vida – fique em dia com sua saúde.

A Tomocenter oferece as melhores instalações e atendimento para a execução dos seus exames. Além disso, contamos com um corpo clínico especializado em geriatria e outras áreas.

Agende seu exame

Solicite o agendamento do seu exame online, com conforto e comodidade.

SOLICITAR AGENDAMENTO